Aula 89 Lutas pela Independência do Brasil

 TEMA: Lutas pela Independência do Brasil

Nossa aula foi:
8ºA e B, quarta-feira, 13 de agosto de 2025.
 
EIXO TEMÁTICO
O Brasil no século XIX.
 
HABILIDADES
(GO-EF08HI15-A) Definir o conceito de nação e refletir sobre o processo de Independência do Brasil, analisando contradições, interesses e significados desses movimentos para a construção da nação.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Brasil: Primeiro Reinado:
 
CONTEÚDO
O Período Regencial e as contestações ao poder central
 
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender os conflitos regionais e internacionais relacionados à consolidação da independência do Brasil.
Identificar os interesses políticos e econômicos envolvidos no reconhecimento da independência.
Analisar as disputas políticas durante a elaboração da primeira Constituição brasileira.
Refletir sobre a manutenção da escravidão e a exclusão de direitos da população negra no contexto pós-independência.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Apresentar o texto “Lutas pela Independência do Brasil” aos alunos.
Contextualizar o período histórico com breve explicação do cenário político e econômico do Brasil entre 1822 e 1831.
Formar grupos e atribuir a cada um a análise de um aspecto do texto:
Conflitos militares pós-independência.
Que os alunos:
Identifiquem no texto as regiões onde ocorreram confrontos (Maranhão, Bahia, Pará, Piauí e Cisplatina).
Reconheçam os motivos da resistência de militares e comerciantes portugueses.
Relacionem a importância desses conflitos para a consolidação territorial do Brasil.
 
Reconhecimento internacional da independência.
Que os alunos:
Expliquem que os Estados Unidos foram os primeiros a reconhecer a independência (1824) e apontem os interesses por trás disso.
Descrevam a mediação inglesa e a indenização paga a Portugal.
Analise a influência de fatores econômicos e políticos no processo de reconhecimento internacional.
 
Disputas políticas na Assembleia Constituinte de 1823.
Que os alunos:
Distinguam as propostas do Partido Português (centralização e fortalecimento do imperador) e do Partido Brasileiro (limitar o poder imperial).
Reconheçam a ação de dom Pedro I no fechamento da Assembleia e suas consequências políticas.
Identifiquem o caráter absolutista e centralizador do imperador.
 
Questões sociais e manutenção da escravidão.
Que os alunos:
Percebam que tanto o Partido Português quanto o Partido Brasileiro eram favoráveis à manutenção da escravidão.
Compreendam que a exclusão da população negra dos direitos de cidadania estava ligada ao interesse dos proprietários de terras e escravizados.
Reflitam sobre a permanência das desigualdades mesmo após a independência política.
 
Propor que cada grupo elabore uma pergunta-problema a partir do trecho estudado, relacionando-o a uma situação histórica ou atual.
Grupo 1 – Conflitos militares pós-independência
Como os conflitos militares após a independência contribuíram para consolidar a unidade territorial do Brasil?
Que semelhanças podem ser identificadas entre os conflitos regionais do período pós-independência e movimentos separatistas atuais?
De que forma as tensões políticas e econômicas influenciam a eclosão de conflitos armados, tanto no século XIX quanto hoje?
 
Grupo 2 – Reconhecimento internacional da independência
Quais interesses econômicos e políticos motivaram Estados Unidos e Inglaterra a reconhecerem a independência do Brasil?
Como o pagamento de uma indenização a Portugal influenciou a economia e a soberania do Brasil no início do Império?
De que maneira a dependência de empréstimos externos no século XIX pode ser comparada ao endividamento de países em desenvolvimento na atualidade?
 
Grupo 3 – Disputas políticas na Assembleia Constituinte de 1823
Como as divergências entre o Partido Português e o Partido Brasileiro influenciaram a formação política do Brasil Império?
Quais foram as consequências do fechamento da Assembleia Constituinte para a democracia no Brasil?
Como a centralização do poder no imperador no século XIX pode ser relacionada a regimes autoritários em outros períodos da história brasileira?
 
Grupo 4 – Questões sociais e manutenção da escravidão
Por que a escravidão foi mantida mesmo após a independência política do Brasil?
Como a exclusão da população negra dos direitos de cidadania no século XIX influencia as desigualdades raciais atuais?
Quais paralelos podem ser traçados entre o pensamento político da elite do século XIX e políticas excludentes em diferentes períodos da história do Brasil?
 
Apresentar as perguntas para a turma e debater coletivamente, relacionando os pontos levantados pelos grupos.
Grupo 1 – Conflitos militares pós-independência
Como os conflitos militares após a independência contribuíram para consolidar a unidade territorial do Brasil?
Eles garantiram que províncias estratégicas (como Maranhão, Bahia e Pará) permanecessem unidas ao novo Império, impedindo fragmentações territoriais.
 
Que semelhanças podem ser identificadas entre os conflitos regionais do período pós-independência e movimentos separatistas atuais?
Ambos têm origem em interesses políticos e econômicos locais, resistências à centralização e divergências sobre o governo central.
 
De que forma as tensões políticas e econômicas influenciam a eclosão de conflitos armados, tanto no século XIX quanto hoje?
No passado, havia disputa entre manter vínculos com Portugal ou consolidar a independência; atualmente, crises econômicas e desigualdades regionais também podem gerar tensões políticas e protestos.
 
Grupo 2 – Reconhecimento internacional da independência
Quais interesses econômicos e políticos motivaram Estados Unidos e Inglaterra a reconhecerem a independência do Brasil?
Os EUA queriam expandir sua influência na América e limitar o colonialismo europeu; a Inglaterra buscava vantagens comerciais e empréstimos lucrativos.
 
Como o pagamento de uma indenização a Portugal influenciou a economia e a soberania do Brasil no início do Império?
Gerou dependência financeira da Inglaterra e comprometeu recursos do novo Estado, fortalecendo a influência britânica.
 
De que maneira a dependência de empréstimos externos no século XIX pode ser comparada ao endividamento de países em desenvolvimento na atualidade?
Em ambos os casos, o endividamento externo limita a autonomia política e aumenta a dependência econômica de países mais ricos.
 
Grupo 3 – Disputas políticas na Assembleia Constituinte de 1823
Como as divergências entre o Partido Português e o Partido Brasileiro influenciaram a formação política do Brasil Império?
A disputa levou ao fechamento da Assembleia Constituinte e reforçou o poder centralizado no imperador, atrasando avanços democráticos.
 
Quais foram as consequências do fechamento da Assembleia Constituinte para a democracia no Brasil?
Enfraqueceu a representatividade popular e mostrou a fragilidade das instituições políticas frente ao autoritarismo.
 
Como a centralização do poder no imperador no século XIX pode ser relacionada a regimes autoritários em outros períodos da história brasileira?
Demonstra que a concentração de poder em um líder, sem limites constitucionais, favorece decisões arbitrárias, tal como ocorreu em regimes autoritários posteriores.
 
Grupo 4 – Questões sociais e manutenção da escravidão
Por que a escravidão foi mantida mesmo após a independência política do Brasil?
Porque a elite política e econômica era composta por grandes proprietários de terras e escravizados, que dependiam do trabalho escravo.
 
Como a exclusão da população negra dos direitos de cidadania no século XIX influencia as desigualdades raciais atuais?
Essa exclusão histórica estruturou desigualdades de acesso à educação, ao trabalho e à participação política, que ainda persistem.
 
Quais paralelos podem ser traçados entre o pensamento político da elite do século XIX e políticas excludentes em diferentes períodos da história do Brasil?
Em ambos os casos, a manutenção de privilégios da elite ocorre em detrimento da inclusão de grupos marginalizados, perpetuando desigualdades sociais e raciais.
 
Registrar no quadro os principais conceitos e acontecimentos, criando um mapa mental coletivo.
Material didático: Seduc GO, Goiás TEC 8º ano, Terceiro Bimestre.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Atividade escrita individual: responder às questões:
1. Quais foram os principais conflitos militares que ocorreram após a proclamação da independência do Brasil?
Confrontos entre tropas portuguesas e tropas do governo brasileiro nas regiões do Maranhão, Bahia, Pará, Piauí e Cisplatina (atual Uruguai), motivados pela resistência de militares e comerciantes portugueses que queriam manter os laços com Portugal.
 
2. Como se deu o reconhecimento internacional da independência brasileira?
O primeiro país a reconhecer foi os Estados Unidos, em 1824, seguido pelo México em 1825.
Portugal só reconheceu em 1825, após acordo mediado pela Inglaterra.
O Brasil pagou uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas a Portugal, obtendo empréstimo dos ingleses, que lucraram com a transação.
Depois disso, a Inglaterra e outros países europeus também reconheceram a independência.
 
3. Por que a Assembleia Constituinte de 1823 foi fechada e quais foram as consequências dessa decisão?
Foi fechada por dom Pedro I, com apoio das tropas imperiais, devido ao risco de redução de seus poderes e à sua posição absolutista e centralizadora.
As consequências foram o fortalecimento do Partido Português, a prisão e expulsão de políticos opositores e a limitação da participação política da população.
 
4. Qual foi a posição predominante dos deputados em relação aos direitos da população negra e à escravidão?
A maioria, formada por proprietários de terras e escravizados, considerava que a população negra representava um perigo social e não deveria ter direitos de cidadania.
Mantiveram a escravidão e garantiram a propriedade como um dos direitos fundamentais.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Entregar ficha simplificada com frases curtas e opções para completar.
O primeiro país a reconhecer a independência do Brasil foi:
( ) México
( ) Estados Unidos
( ) Inglaterra
 
A independência não foi bem recebida por todos. Alguns militares e comerciantes de qual país se revoltaram?
( ) França
( ) Portugal
( ) Espanha
 
Os conflitos militares aconteceram nas regiões:
( ) Maranhão, Bahia, Pará, Piauí e Cisplatina
( ) Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Goiás
( ) Amazonas, Acre e Roraima
 
A mediação para o reconhecimento de Portugal foi feita por:
( ) França
( ) Espanha
( ) Inglaterra
 
Para reconhecer a independência, Portugal recebeu uma indenização de:
( ) 2 milhões de libras esterlinas
( ) 5 milhões de reais
( ) 500 mil dólares
 
O empréstimo para pagar Portugal foi feito com:
( ) França
( ) Estados Unidos
( ) Inglaterra
 
O primeiro projeto de Constituição do Brasil foi elaborado em:
( ) 1822
( ) 1823
( ) 1831
 
O Partido Português queria:
( ) Fortalecer o imperador e centralizar o governo
( ) Limitar o poder do imperador pelas leis
( ) Acabar com a escravidão
 
O Partido Brasileiro queria:
( ) Fortalecer o imperador e centralizar o governo
( ) Limitar o poder do imperador pelas leis
( ) Acabar com a escravidão
 
Dom Pedro I fechou a Assembleia Constituinte porque:
( ) Queria mais poder e tinha ideias centralizadoras
( ) Foi eleito presidente
( ) Queria acabar com as leis
 
A maioria dos deputados decidiu:
( ) Acabar com a escravidão
( ) Manter a escravidão
( ) Libertar todos os escravizados
 
Sobre a cidadania da população negra, os deputados:
( ) Garantiram os direitos
( ) Negaram os direitos
( ) Não discutiram o assunto
 
Gabarito – Ficha de Atividade
( X ) Estados Unidos
( X ) Portugal
( X ) Maranhão, Bahia, Pará, Piauí e Cisplatina
( X ) Inglaterra
( X ) 2 milhões de libras esterlinas
( X ) Inglaterra
( X ) 1823
( X ) Fortalecer o imperador e centralizar o governo
( X ) Limitar o poder do imperador pelas leis
( X ) Queria mais poder e tinha ideias centralizadoras
( X ) Manter a escravidão
( X ) Negaram os direitos
 
Solicitar que identifiquem no texto datas e nomes importantes, grifando ou circulando.
1. Datas importantes
1822 – Início do Primeiro Reinado.
1823 – Elaboração do primeiro projeto de Constituição pela Assembleia Constituinte.
1824 – Reconhecimento da independência do Brasil pelos Estados Unidos.
1825 – Reconhecimento da independência do Brasil por Portugal, acordo mediado pela Inglaterra; reconhecimento pelo México; pagamento da indenização a Portugal.
1831 – Fim do Primeiro Reinado.
 
2. Nomes de países e regiões
Brasil
Portugal
Estados Unidos
México
Inglaterra
Maranhão
Bahia
Pará
Piauí
Cisplatina (atual Uruguai)
 
3. Nomes de pessoas
Dom João VI – Recebeu o título de imperador honorário do Brasil.
Dom Pedro I – Imperador do Brasil, fechou a Assembleia Constituinte.
 
4. Valores e moedas
2 milhões de libras esterlinas – Indenização paga a Portugal.
 
5. Instituições e documentos
Assembleia Constituinte – Criada em 1823 para elaborar a primeira Constituição.
Constituição – Documento que definiria as leis do novo Estado.
Partido Português – Defendia centralização e fortalecimento do imperador.
Partido Brasileiro – Defendia limitar o poder do imperador pelas leis.
 
6. Conceitos e termos históricos relevantes
Reconhecimento internacional
Aceitação formal da independência do Brasil por outros países, como Estados Unidos, México, Inglaterra e Portugal, envolvendo negociações e, no caso português, pagamento de indenização.
 
Emancipação política
Processo de libertação do controle colonial, que no Brasil se concretizou com a independência e a formação de um governo próprio, livre da autoridade portuguesa.
 
Unidade territorial
Manutenção do território brasileiro unido após a independência, evitando que províncias ou regiões se separassem, algo garantido por meio de combates contra forças contrárias à separação de Portugal.
 
Escravidão
Sistema de trabalho forçado imposto majoritariamente à população negra, mantido mesmo após a independência, pois a elite política e econômica dependia dessa mão de obra.
 
Cidadania
Condição de ter direitos políticos e civis; no contexto do texto, negada à população negra, ex-escravizados e libertos, sob o argumento de que representavam um “perigo social”.
 
Propriedade como direito fundamental
Princípio defendido pela maioria dos deputados da Assembleia Constituinte de 1823, priorizando a proteção da propriedade privada, incluindo a posse de pessoas escravizadas.
 
Ideais absolutistas
Concepção política na qual o governante concentra grande parte ou todo o poder, sem limitações significativas impostas por leis ou instituições, como defendia dom Pedro I.
 
Centralização do poder
Organização política em que a maior parte das decisões e do controle está nas mãos do governo central, neste caso na figura do imperador, enfraquecendo a autonomia das províncias e da Assembleia Constituinte.
 
Propor a montagem de um esquema com imagens (bandeira, dom Pedro I, Assembleia, tropas militares) e palavras-chave do conteúdo.
 
MATERIAL:
Lutas pela independência do Brasil
1. A notícia da independência não foi bem recebida em todos os lugares do Brasil. Alguns militares e comerciantes portugueses revoltaram-se e decidiram lutar para manter os antigos laços de união com Portugal. Durante cerca de um ano, houve confrontos entre tropas portuguesas e tropas do governo brasileiro em regiões do Maranhão, Bahia, Pará, Piauí e Cisplatina (atual Uruguai). O primeiro país a reconhecer a independência do Brasil foram os Estados Unidos (1824), seguidos do México (1825). O governo dos Estados Unidos era contra o domínio colonial europeu na América e queria espalhar sua influência sobre o continente. A princípio, Portugal não aceitou a independência do Brasil. Mas, em 1825, os dois países chegaram a um acordo com a mediação da Inglaterra, que, assim como os Estados Unidos, tinha interesses econômicos na região. Em troca do reconhecimento da independência, o governo brasileiro pagou uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas (moeda inglesa) a Portugal e conferiu a dom João VI o título de imperador honorário do Brasil. Para pagar a indenização, o governo brasileiro fez um empréstimo com os ingleses, que lucraram com a transação financeira. Depois de Portugal, a Inglaterra e os demais países europeus também reconheceram a emancipação política do Brasil.
2. Durante o Primeiro Reinado, entre 1822 e 1831, havia uma preocupação em consolidar a independência do Brasil e organizar as estruturas do novo Estado. Isso envolvia, por exemplo, criar símbolos nacionais (bandeira, hino, brasão etc.), elaborar uma Constituição e organizar a administração pública. O primeiro projeto de Constituição do país foi elaborado por uma Assembleia Constituinte, em 1823. Durante a elaboração, ocorreram disputas de poderes entre correntes políticas opostas. Uma delas, o Partido Português, defendia o fortalecimento e a centralização do governo na figura do imperador. A outra, o Partido Brasileiro, desejava que a autoridade de dom Pedro I fosse limitada pelas leis. Apesar dessas divergências, ambos os grupos concordavam em preservar a unidade territorial do Brasil e manter a escravidão. Diante do risco de redução dos seus poderes, dom Pedro I, que tinha ideais absolutistas e centralizadores, fechou a Assembleia Constituinte com o apoio das tropas imperiais. Os políticos que resistiram foram presos e expulsos do país. O fechamento da Assembleia foi interpretado como uma vitória o Partido Português. O direito de ex-escravizados ou libertos à cidadania foi uma das questões que dividiram os deputados na Assembleia Constituinte de 1823. A maioria dos deputados, proprietários de terras e de escravizados, considerava que a população negra representava um perigo social e não deveria ter direitos. Decidiram que a propriedade era um dos direitos fundamentais a serem garantidos e mantiveram a escravidão.

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