TEMA: Brasil:
Primeiro Reinado
Nossa aula foi:
8ºA e B,sexta-feira,
8 de agosto de 2025 .
EIXO TEMÁTICO
O Brasil no século XIX.
HABILIDADES
(GO-EF08HI15-A) Definir o conceito de nação e refletir sobre o processo de Independência do Brasil, analisando contradições, interesses e significados desses movimentos para a construção da nação.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Brasil: Primeiro Reinado:
CONTEÚDO
O Período Regencial e as contestações ao poder central
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender a diferença entre Estado e Nação no contexto histórico do Brasil pós-independência.
Analisar as características do Primeiro Reinado (1822-1831) e suas principais crises políticas e sociais.
Identificar os elementos liberais e conservadores do processo de independência.
Reconhecer as principais características da Constituição de 1824 e o papel do Poder Moderador.
Refletir sobre a ausência de sentimento de nação no período e seus impactos na formação do Estado brasileiro.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Disponibilizar previamente o texto “Brasil: Primeiro Reinado” aos alunos para leitura individual em casa ou na sala (primeiros minutos da aula).
Organizar a turma em grupos e solicitar que cada grupo elabore um mapa mental destacando:
Diferença entre Estado e Nação
Elementos liberais e conservadores da independência
Características da Constituição de 1824
Principais crises e conflitos do Primeiro Reinado
No centro da folha, escrever o título: "Primeiro Reinado (1822–1831)".
Criar quatro ramificações principais a partir do título, cada uma com um subtítulo:
1. Diferença entre Estado e Nação
Estado: corpo jurídico, território, autoridade soberana.
Nação: grupo humano com cultura, língua, valores e história comuns; sentimento de pertencimento.
Observação no período: ausência de sensação de nação no Brasil.
2. Elementos Liberais e Conservadores da Independência
Liberais:
Rompimento com Portugal.
Organização de um governo próprio.
Conservadores:
Manutenção da escravidão.
Preservação das estruturas sociais e econômicas da colônia.
3. Características da Constituição de 1824
Outorgada por Dom Pedro I.
Voto censitário (renda mínima para votar).
Poder Moderador (imperador acima dos outros poderes).
Centralização política.
4. Principais Crises e Conflitos do Primeiro Reinado
Desconfiança entre soberano e população.
Revoltas regionais.
Conflitos externos (ex.: Guerra da Cisplatina).
Insatisfação com acordos comerciais prejudiciais à economia.
Dicas para o mapa mental:
Usar cores diferentes para cada ramificação.
Utilizar palavras-chave e desenhos simples para representar ideias.
Manter o texto curto e objetivo, apenas com pontos principais.
Promover um debate orientado no qual cada grupo compartilha um ponto do seu mapa mental, fomentando a participação e a comparação de ideias.
Registrar no quadro as principais contribuições dos grupos, construindo coletivamente um resumo visual da aula.
Conectar as discussões ao conceito de formação do Estado brasileiro, reforçando a importância do contexto histórico para compreender as disputas de poder no período.
Material didático: Seduc GO, Goiás TEC 8º ano, Terceiro Bimestre.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Solicitar que os alunos respondam por escrito:
"Explique a diferença entre Estado e Nação e aponte dois elementos conservadores e dois elementos liberais da independência do Brasil."
Critérios de avaliação: clareza na distinção entre os conceitos, uso correto de exemplos, coerência e coesão textual.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Solicitar respostas curtas para três perguntas objetivas:
Quem foi o imperador do Brasil no Primeiro Reinado?
Em que ano foi outorgada a primeira Constituição brasileira?
O que é o Poder Moderador?
MATERIAL:
Brasil: Primeiro Reinado
1. Qual é a diferença entre o Estado e a Nação? O Estado é um “corpo” jurídico, o território, ou seja, uma sociedade que se encontra num espaço delimitado, delimitação essa que é exercida por meio de uma autoridade soberana (que pode ser o governo, normalmente). Já o conceito de Nação, que surge no iluminismo, é a união humana ou de um povo que possui um sentimento de pertencimento devido a determinadas características, práticas sociais, cultura, língua e laços históricos. A independência brasileira, foi um claro acordo, ou seja, uma relação amistosa com Portugal, que foi vitória de um determinado grupo político num projeto liberal conservador. Liberal pois rompeu com a metrópole Portugal, ao mesmo passo que foi conservador no que manteve as mesmas estruturas econômicas e sociais. Não há uma sensação de nação, além de haver um sério problema de representatividade. Pedro I se tornou então o imperador do Brasil. Foi criada uma constituição (1823) com voto censitário (alqueires de mandioca), uma tentativa de alijar os portugueses comerciantes e que também restringia o poder de D. Pedro I. O imperador brasileiro fecha a Constituinte e outorga em 1824 a primeira Constituição brasileira, que demonstrava a centralização política muito clara com o poder moderador. Não se pode falar em nação nesse período, já que não havia a sensação de união e pertencimento. Nesse sentido, vamos ver a formação do Estado Brasileiro!
2. O
Primeiro Reinado no Brasil foi de 1822 a 1831. Este período foi marcado por
crises envolvendo o reconhecimento da Independência no exterior, a criação de
um conjunto de leis que regessem as relações sociais, revoltas regionais,
conflitos externos e a desconfiança entre soberano e súditos/cidadãos. Foi
também neste período que se elaborou a primeira Constituição do Brasil, que
vigorou durante todo o Império – a mais duradoura da História do Brasil, embora
tenha recebido emendas durante sua vigência. Ao longo deste capítulo,
estudaremos alguns desses processos, percebendo as disputas dos diversos
sujeitos atuantes no período.
Nossa aula foi:
8ºA e B,
O Brasil no século XIX.
(GO-EF08HI15-A) Definir o conceito de nação e refletir sobre o processo de Independência do Brasil, analisando contradições, interesses e significados desses movimentos para a construção da nação.
Brasil: Primeiro Reinado:
O Período Regencial e as contestações ao poder central
Os objetivos da aula são:
Compreender a diferença entre Estado e Nação no contexto histórico do Brasil pós-independência.
Analisar as características do Primeiro Reinado (1822-1831) e suas principais crises políticas e sociais.
Identificar os elementos liberais e conservadores do processo de independência.
Reconhecer as principais características da Constituição de 1824 e o papel do Poder Moderador.
Refletir sobre a ausência de sentimento de nação no período e seus impactos na formação do Estado brasileiro.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Disponibilizar previamente o texto “Brasil: Primeiro Reinado” aos alunos para leitura individual em casa ou na sala (primeiros minutos da aula).
Organizar a turma em grupos e solicitar que cada grupo elabore um mapa mental destacando:
Diferença entre Estado e Nação
Elementos liberais e conservadores da independência
Características da Constituição de 1824
Principais crises e conflitos do Primeiro Reinado
No centro da folha, escrever o título: "Primeiro Reinado (1822–1831)".
Criar quatro ramificações principais a partir do título, cada uma com um subtítulo:
1. Diferença entre Estado e Nação
Estado: corpo jurídico, território, autoridade soberana.
Nação: grupo humano com cultura, língua, valores e história comuns; sentimento de pertencimento.
Observação no período: ausência de sensação de nação no Brasil.
2. Elementos Liberais e Conservadores da Independência
Liberais:
Rompimento com Portugal.
Organização de um governo próprio.
Conservadores:
Manutenção da escravidão.
Preservação das estruturas sociais e econômicas da colônia.
3. Características da Constituição de 1824
Outorgada por Dom Pedro I.
Voto censitário (renda mínima para votar).
Poder Moderador (imperador acima dos outros poderes).
Centralização política.
4. Principais Crises e Conflitos do Primeiro Reinado
Desconfiança entre soberano e população.
Revoltas regionais.
Conflitos externos (ex.: Guerra da Cisplatina).
Insatisfação com acordos comerciais prejudiciais à economia.
Dicas para o mapa mental:
Usar cores diferentes para cada ramificação.
Utilizar palavras-chave e desenhos simples para representar ideias.
Manter o texto curto e objetivo, apenas com pontos principais.
Promover um debate orientado no qual cada grupo compartilha um ponto do seu mapa mental, fomentando a participação e a comparação de ideias.
Registrar no quadro as principais contribuições dos grupos, construindo coletivamente um resumo visual da aula.
Conectar as discussões ao conceito de formação do Estado brasileiro, reforçando a importância do contexto histórico para compreender as disputas de poder no período.
Material didático: Seduc GO, Goiás TEC 8º ano, Terceiro Bimestre.
Solicitar que os alunos respondam por escrito:
"Explique a diferença entre Estado e Nação e aponte dois elementos conservadores e dois elementos liberais da independência do Brasil."
Critérios de avaliação: clareza na distinção entre os conceitos, uso correto de exemplos, coerência e coesão textual.
Solicitar respostas curtas para três perguntas objetivas:
Quem foi o imperador do Brasil no Primeiro Reinado?
Em que ano foi outorgada a primeira Constituição brasileira?
O que é o Poder Moderador?
Brasil: Primeiro Reinado
1. Qual é a diferença entre o Estado e a Nação? O Estado é um “corpo” jurídico, o território, ou seja, uma sociedade que se encontra num espaço delimitado, delimitação essa que é exercida por meio de uma autoridade soberana (que pode ser o governo, normalmente). Já o conceito de Nação, que surge no iluminismo, é a união humana ou de um povo que possui um sentimento de pertencimento devido a determinadas características, práticas sociais, cultura, língua e laços históricos. A independência brasileira, foi um claro acordo, ou seja, uma relação amistosa com Portugal, que foi vitória de um determinado grupo político num projeto liberal conservador. Liberal pois rompeu com a metrópole Portugal, ao mesmo passo que foi conservador no que manteve as mesmas estruturas econômicas e sociais. Não há uma sensação de nação, além de haver um sério problema de representatividade. Pedro I se tornou então o imperador do Brasil. Foi criada uma constituição (1823) com voto censitário (alqueires de mandioca), uma tentativa de alijar os portugueses comerciantes e que também restringia o poder de D. Pedro I. O imperador brasileiro fecha a Constituinte e outorga em 1824 a primeira Constituição brasileira, que demonstrava a centralização política muito clara com o poder moderador. Não se pode falar em nação nesse período, já que não havia a sensação de união e pertencimento. Nesse sentido, vamos ver a formação do Estado Brasileiro!
Bm G D A
"E começou o 1º reinado então, tem que fazer constituição.
E em "24" D. Pedro outorgou então, concentrou poder na sua mão.
..Tem voto censitário e o padroado, a Igreja submissa ao Estado e o 4º poder é o moderador.
..E falta Portugal reconhecer então, 2 milhões de libras de indenização e a Inglaterra faz a mediação.
..."D. Pedrito", D. Pedro I vai ter muito atrito, guerras de independência tem conflito e a Confederação do Equador.
"D. Pedrito", pra vencer revoltas vai gastar bonito, ficou impopular com pobre e com rico, chamam de autoritário sim senhor.
....Ele ainda enfrentou guerra da Cisplatina, com Brasil e Argentina, Uruguai se libertou.
Crise na política e na economia, sucessão em Portugal, ele então abdicou."
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