Aula 38 Fim da Revolução Francesa e ascensão de Napoleão

TEMA: Fim da Revolução Francesa e ascensão de Napoleão
Nossa aula foi:
8ºA, quinta-feira, 27 de março de 2025.
8ºB, quinta-feira, 27 de março de 2025.
 
EIXO TEMÁTICO
O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise.
 
HABILIDADES
(EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
(GO-EF08HI04-C) Entender a influência da Revolução Francesa, bem como da Declaração Universal dos Direitos do Homem, na formação das bases do mundo contemporâneo.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Revolução Francesa e seus desdobramentos:
 
CONTEÚDO
Mundo contemporâneo e suas bases: Revolução Francesa e a Declaração Universal dos Direitos do Homem.
 
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender os eventos que levaram ao fim da Revolução Francesa.
Identificar as características da fase do Diretório e seus desafios.
Analisar o papel de Napoleão Bonaparte na consolidação do novo governo francês.
Relacionar as transformações políticas e sociais ocorridas na França com o fim do Antigo Regime.
Discutir as heranças deixadas pela Revolução Francesa para o mundo contemporâneo.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Apresentar o tema do declínio da Revolução Francesa, explicando o Golpe do 9 Termidor e a queda de Robespierre.
Distribuir o texto (Capítulo 4 do material didático) e orientar a leitura coletiva dos trechos que abordam o fim da Revolução.
Explicar os principais pontos abordados no texto:
O Golpe do 9 Termidor e a execução de Robespierre.
A ascensão do Diretório e os desafios enfrentados pelo novo governo.
O papel de Napoleão Bonaparte e o golpe do 18 Brumário.
O impacto da Revolução Francesa na transformação política da França e do mundo.
Promover um debate sobre as consequências da Revolução Francesa e o papel de Napoleão na estabilização do país.
Propor atividades em grupo: cada grupo deverá elaborar um painel ilustrado sobre os impactos políticos, sociais e econômicos da Revolução.
Exibir vídeos e mapas para complementar a compreensão do contexto do fim da Revolução e a ascensão de Napoleão.
Realizar uma dinâmica na qual os alunos assumem papéis de personagens históricos para argumentar sobre os acontecimentos da época.
Material didático: Seduc GO, Goiás TEC 8º ano, Primeiro Bimestre, Capítulo 4
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Produzir um relatório sobre os eventos finais da Revolução Francesa e a ascensão de Napoleão.
Responder a um questionário abordando a fase do Diretório, o golpe do 18 Brumário e as transformações políticas da época.
Criar um mapa conceitual relacionando as mudanças sociais e econômicas provocadas pela Revolução.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Selecionar e organizar frases sobre os principais acontecimentos do fim da Revolução Francesa.
Responder a um questionário com imagens para reforçar o entendimento dos eventos históricos.
Criar um cartaz ilustrado destacando a ascensão de Napoleão e as mudanças políticas da França.
 
MATERIAL:
Fim da Revolução Francesa e ascensão de Napoleão
15. Nessa sequência, após ser detido, também Robespierre foi executado na ocasião que ficou conhecida como “Golpe do 9 Termidor”, em 1794.
16. A fase do Diretório dura cinco anos de 1794-1799 e se caracteriza pela ascensão da alta burguesia, os girondinos, ao poder. Recebe este nome, pois eram cinco diretores que governavam a França neste momento. Inimigos dos jacobinos, seu primeiro ato é revogar todas as medidas que eles haviam feito durante sua legislação. No entanto, a situação era delicada. Os girondinos atraíram a antipatia da população ao revogar o congelamento de preços, por exemplo. Vários países europeus como a Inglaterra e o Império Austríaco ameaçavam invadir a França a fim de conter os ideais revolucionários. Por fim, a própria nobreza e a família real no exílio, buscavam organizar-se para restaurar o trono. Diante desta situação, o Diretório recorre ao Exército, na figura do jovem e brilhante general Napoleão Bonaparte para conter os ânimos dos inimigos.
17. Desta maneira, Bonaparte dá um golpe - o 18 Brumário - onde instaura o Consulado, um governo mais centralizado que traria paz ao país por alguns anos. Napoleão Bonaparte espalhou os ideais da Revolução Francesa através de guerras pela Europa. Em dez anos, de 1789 a 1799, a França passou por profundas modificações políticas, sociais e econômicas. A aristocracia do Antigo Regime perdeu seus privilégios, libertando os camponeses dos antigos laços que os prendiam aos nobres e ao clero.
18. Desapareceram as amarras feudais que limitavam as atividades da burguesia, e criou-se um mercado de dimensão nacional. A Revolução Francesa foi a alavanca que levou a França do estágio feudal para o capitalista e mostrou que a população era capaz de condenar um rei. Igualmente, instalou a separação de poderes e a Constituição, uma herança deixada para várias nações do mundo. Em 1799, a alta burguesia aliou-se ao general Napoleão Bonaparte, que foi convidado a fazer parte do governo. Sua missão era recuperar a ordem e a estabilidade do país, proteger a riqueza da burguesia e salvá-los das manifestações populares. Por volta de 1803 têm início as Guerras Napoleônicas, conflitos revolucionários imbuídos dos ideais da Revolução Francesa que teve como protagonista Napoleão Bonaparte.

Jogo de Simulação Histórica + Sala de Aula Invertida
🎯 Objetivo da aula:
Compreender o fim da Revolução Francesa, a fase do Diretório e a ascensão de Napoleão Bonaparte, analisando as transformações políticas, sociais e econômicas desse período.
🧠 Etapas da aula
1. Quebra-cabeça Cronológico em Grupo
Tempo: 20 minutos; Procedimento: Organizar a sala em 6 grupos.
Cada grupo recebe cartões com eventos históricos misturados (ex.: “Golpe do 9 Termidor”, “Criação do Diretório”, “18 Brumário”, “Guerras Napoleônicas” etc.).
Desafio: Organizar os eventos em ordem cronológica e relacionar causas e consequências de cada um.
2. Simulação Histórica: Assembleia do Diretório
Tempo: 25 minutos; Procedimento: Cada grupo representa um setor da sociedade da época: Alta burguesia (girondinos); Jacobinos (oposição); Povo urbano; Exército (representado por Napoleão); Nobreza no exílio
Proposta: realizar uma simulação de assembleia do Diretório, em que cada grupo deve defender seus interesses diante da crise social e política.
O professor media a “assembleia” com perguntas provocativas:
Como conter as manifestações populares?
Devemos chamar o Exército para o poder?
A Constituição deve ser revista?
4. Síntese Criativa: Linha do Tempo em Quadrinhos
Tempo: 25 minutos; Procedimento: Os alunos criam, em duplas, uma linha do tempo ilustrada em estilo de HQ (história em quadrinhos) com 4 quadros: Fim do governo jacobino. Criação e crise do Diretório. Golpe do 18 Brumário e ascensão de Napoleão. Início das Guerras Napoleônicas e legados da Revolução. Os quadrinhos devem conter falas ou pensamentos dos personagens históricos, conectando com o que foi simulado na assembleia.
✏️ Avaliação Formativa
Participação na simulação e argumentação.
Correção e coerência na linha do tempo ilustrada.
Capacidade de estabelecer relações de causa e consequência nos eventos históricos.

🏛️ 1. Alta Burguesia (Girondinos) Grupo da Gabryella e Grupo da Maryanna
Perfil:
Representam os interesses econômicos da elite comercial e industrial.
Controlam o Diretório após a queda dos jacobinos.
O que se espera do grupo:
Defender a ordem e estabilidade econômica, evitando agitações populares.
Justificar a revogação de políticas populares (como o congelamento de preços) em nome do livre mercado.
Propor aliança com o Exército (Napoleão) para proteger seus interesses.
Ser favoráveis a uma Constituição que garanta seus direitos de propriedade e poder político.
Rejeitar a volta da monarquia.
 
2. Jacobinos (Oposição) Grupo da Sophia e Grupo do Samuel
Perfil:
Representam as camadas populares e a pequena burguesia.
Perderam o poder após o Golpe do 9 Termidor.
O que se espera do grupo:
Criticar duramente as medidas impopulares do Diretório.
Defender a volta de políticas de proteção social, como o congelamento de preços e justiça para os mais pobres.
Alertar contra o avanço da aristocracia e da burguesia.
Reivindicar uma Constituição mais igualitária e democrática.
Ser contra a entrega de poder ao Exército e a centralização política com Napoleão.
 
🧑‍🏭 3. Povo Urbano (Sans-culottes e trabalhadores pobres) Grupo do Thiago e Grupo da Alana
Perfil:
Sofrem com a fome, o desemprego e o aumento dos preços.
Foram beneficiados na fase jacobina, mas agora estão desamparados.
O que se espera do grupo:
Reivindicar políticas de assistência, como congelamento de preços e distribuição de alimentos.
Exigir representação e voz política nas decisões.
Criticar tanto os girondinos quanto os nobres exilados.
Desconfiar do Exército, mas também querer soluções para o caos social.
 
🪖 4. Exército (Representado por Napoleão Bonaparte) Grupo do Kauã Kalayton e Grupo da Sheron
Perfil:
Ganhando prestígio popular e político por manter a ordem e vencer guerras.
Napoleão é ambicioso e vê oportunidade de ascensão ao poder.
O que se espera do grupo:
Defender a necessidade de estabilidade e criticar a ineficácia do Diretório.
Justificar a atuação militar na política como solução para a crise.
Oferecer-se como líder centralizador capaz de manter a ordem e proteger os avanços da Revolução.
Propor a reformulação da Constituição para fortalecer o governo.
👑 5. Nobreza no Exílio Grupo da Maria Cecília e Grupo do Arthur
Perfil:
Nobres e monarquistas que fugiram da França com a queda do Antigo Regime.
Desejam retomar seus privilégios e restaurar a monarquia.
O que se espera do grupo:
Defender o retorno da monarquia e da ordem tradicional.
Acusar os revolucionários de terem mergulhado o país no caos.
Propor uma Constituição que garanta a volta dos privilégios da nobreza.
Ser contra o poder da burguesia, o republicanismo e o protagonismo do povo.
Rejeitar Napoleão (a princípio) como usurpador, embora futuramente muitos se aliem a ele.
 
💬 Sugestão de perguntas provocativas para o professor mediar:
O povo está com fome e revoltado. Vocês apoiariam o retorno do congelamento de preços?
 
Há risco de invasão estrangeira. Devemos entregar mais poder ao Exército?
 
A Constituição atual está sendo respeitada? Devemos reformá-la?
 
Quem deve liderar a França nesse momento de crise? O povo, a burguesia, o Exército ou o rei?

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