TEMA: Desenvolvimento
da Revolução Francesa e radicalização
Nossa aula foi:
8ºA,terça-feira,
25 de março de 2025 . Retomada em quinta-feira,
27 de março de 2025 .
8ºB,terça-feira,
25 de março de 2025 . Retomada em quinta-feira,
27 de março de 2025 .
EIXO TEMÁTICO
O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise.
HABILIDADES
(EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
(GO-EF08HI04-C) Entender a influência da Revolução Francesa, bem como da Declaração Universal dos Direitos do Homem, na formação das bases do mundo contemporâneo.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Revolução Francesa e seus desdobramentos:
CONTEÚDO
Mundo contemporâneo e suas bases: Revolução Francesa e a Declaração Universal dos Direitos do Homem.
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender o processo de radicalização da Revolução Francesa.
Identificar a formação da Assembleia Nacional Constituinte e seus impactos.
Relacionar a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão com os ideais revolucionários.
Analisar o período do Terror e suas consequências para a Revolução Francesa.
Discutir a atuação dos girondinos e jacobinos na Revolução.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Apresentar o tema da radicalização da Revolução Francesa, contextualizando a divisão entre os Estados e a formação da Assembleia Nacional Constituinte.
Distribuir o texto (Capítulo 4 do material didático) e orientar a leitura coletiva dos trechos que abordam os eventos mais marcantes.
Explicar os principais pontos abordados no texto:
O impasse do Terceiro Estado e sua separação.
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
A Constituição de 1791 e suas limitações.
O surgimento dos girondinos e jacobinos.
A fase do Terror e a atuação de Robespierre.
Promover um debate sobre os impactos da radicalização e suas consequências políticas e sociais.
Propor atividades em grupo: cada grupo deverá analisar uma fase da Revolução e apresentar um resumo ilustrado.
Exibir vídeos e imagens para complementar a compreensão do contexto da época.
Realizar uma dinâmica onde os alunos devem argumentar como se fossem representantes dos diferentes grupos políticos da época.
Material didático: Seduc GO, Goiás TEC 8º ano, Primeiro Bimestre, Capítulo 4
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Produzir uma linha do tempo destacando os momentos principais da radicalização da Revolução.
Responder a um questionário abordando as fases da Revolução, as mudanças políticas e as consequências do Terror.
Apresentar um painel ilustrado com os principais acontecimentos e personagens envolvidos na radicalização.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Selecionar e organizar frases que expliquem a radicalização da Revolução.
Responder a um questionário com imagens relacionadas aos eventos discutidos.
Criar um cartaz com palavras-chave e ilustrações sobre os principais eventos.
MATERIAL:
Desenvolvimento da Revolução Francesa e radicalização
7. O Terceiro Estado, mais numeroso, pressionava para que as votações das leis fossem individuais e não por Estado. Somente assim, o Terceiro Estado poderia passar normas que os favorecessem. No entanto, o Primeiro e o Segundo Estado recusaram esta proposta e as votações continuaram a ser realizadas por Estado.
8. Desta forma, reunidos no Palácio de Versalhes, o Terceiro Estado e parte do Primeiro Estado (baixo clero) se separa da Assembleia. Em seguida, declaram-se representantes da nação, formando a Assembleia Nacional Constituinte e jurando permanecer reunidos até que ficasse pronta a Constituição.
9. No dia 26 de agosto de 1789 foi aprovada pela Assembleia a Declaração dos Direitos do Homem e do cidadão. Esta Declaração assegurava os princípios da liberdade, da igualdade, da fraternidade (“Liberté, égalité, fraternité” - lema da Revolução), além do direito à propriedade.
Nossa aula foi:
8ºA,
8ºB,
O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise.
(EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
(GO-EF08HI04-C) Entender a influência da Revolução Francesa, bem como da Declaração Universal dos Direitos do Homem, na formação das bases do mundo contemporâneo.
Revolução Francesa e seus desdobramentos:
Mundo contemporâneo e suas bases: Revolução Francesa e a Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Os objetivos da aula são:
Compreender o processo de radicalização da Revolução Francesa.
Identificar a formação da Assembleia Nacional Constituinte e seus impactos.
Relacionar a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão com os ideais revolucionários.
Analisar o período do Terror e suas consequências para a Revolução Francesa.
Discutir a atuação dos girondinos e jacobinos na Revolução.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Apresentar o tema da radicalização da Revolução Francesa, contextualizando a divisão entre os Estados e a formação da Assembleia Nacional Constituinte.
Distribuir o texto (Capítulo 4 do material didático) e orientar a leitura coletiva dos trechos que abordam os eventos mais marcantes.
Explicar os principais pontos abordados no texto:
O impasse do Terceiro Estado e sua separação.
A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
A Constituição de 1791 e suas limitações.
O surgimento dos girondinos e jacobinos.
A fase do Terror e a atuação de Robespierre.
Promover um debate sobre os impactos da radicalização e suas consequências políticas e sociais.
Propor atividades em grupo: cada grupo deverá analisar uma fase da Revolução e apresentar um resumo ilustrado.
Exibir vídeos e imagens para complementar a compreensão do contexto da época.
Realizar uma dinâmica onde os alunos devem argumentar como se fossem representantes dos diferentes grupos políticos da época.
Material didático: Seduc GO, Goiás TEC 8º ano, Primeiro Bimestre, Capítulo 4
Produzir uma linha do tempo destacando os momentos principais da radicalização da Revolução.
Responder a um questionário abordando as fases da Revolução, as mudanças políticas e as consequências do Terror.
Apresentar um painel ilustrado com os principais acontecimentos e personagens envolvidos na radicalização.
Selecionar e organizar frases que expliquem a radicalização da Revolução.
Responder a um questionário com imagens relacionadas aos eventos discutidos.
Criar um cartaz com palavras-chave e ilustrações sobre os principais eventos.
Desenvolvimento da Revolução Francesa e radicalização
7. O Terceiro Estado, mais numeroso, pressionava para que as votações das leis fossem individuais e não por Estado. Somente assim, o Terceiro Estado poderia passar normas que os favorecessem. No entanto, o Primeiro e o Segundo Estado recusaram esta proposta e as votações continuaram a ser realizadas por Estado.
8. Desta forma, reunidos no Palácio de Versalhes, o Terceiro Estado e parte do Primeiro Estado (baixo clero) se separa da Assembleia. Em seguida, declaram-se representantes da nação, formando a Assembleia Nacional Constituinte e jurando permanecer reunidos até que ficasse pronta a Constituição.
9. No dia 26 de agosto de 1789 foi aprovada pela Assembleia a Declaração dos Direitos do Homem e do cidadão. Esta Declaração assegurava os princípios da liberdade, da igualdade, da fraternidade (“Liberté, égalité, fraternité” - lema da Revolução), além do direito à propriedade.
TÓPICOS
👥 1. O Terceiro Estado na Revolução Francesa
Era o
grupo mais numeroso da sociedade francesa (camponeses, trabalhadores,
burgueses).
Lutava por mais representação e participação política.
⚖️ 2. Conflito nas Votações
O
Terceiro Estado queria que as votações fossem individuais (cada pessoa um
voto).
O Primeiro Estado (clero) e o Segundo Estado (nobreza) recusaram essa proposta.
As votações continuaram sendo por Estado, o que mantinha o poder nas mãos da elite.
🏛 3. Formação da
Assembleia Nacional Constituinte
Diante da
recusa, o Terceiro Estado se separou da Assembleia oficial.
Parte do Primeiro Estado, o chamado baixo clero, apoiou o Terceiro Estado.
Eles se declararam os verdadeiros representantes da nação.
Formaram a Assembleia Nacional Constituinte e juraram:
Permanecer reunidos até elaborar uma nova Constituição.
📜 4. Declaração dos
Direitos do Homem e do Cidadão (1789)
Foi
aprovada no dia 26 de agosto de 1789 pela nova Assembleia.
Garantia:
Liberdade, igualdade e fraternidade (lema da Revolução: Liberté, égalité, fraternité);
O direito à propriedade privada;
Os direitos e deveres iguais para todos os cidadãos.
👥 1. O Terceiro Estado na Revolução Francesa
Lutava por mais representação e participação política.
O Primeiro Estado (clero) e o Segundo Estado (nobreza) recusaram essa proposta.
As votações continuaram sendo por Estado, o que mantinha o poder nas mãos da elite.
Parte do Primeiro Estado, o chamado baixo clero, apoiou o Terceiro Estado.
Eles se declararam os verdadeiros representantes da nação.
Formaram a Assembleia Nacional Constituinte e juraram:
Permanecer reunidos até elaborar uma nova Constituição.
Garantia:
Liberdade, igualdade e fraternidade (lema da Revolução: Liberté, égalité, fraternité);
O direito à propriedade privada;
Os direitos e deveres iguais para todos os cidadãos.
O governo foi transformado em monarquia constitucional;
O poder executivo caberia ao rei, limitado pelo legislativo, constituído pela Assembleia;
Os deputados teriam mandato de dois anos;
O voto não teria caráter universal: só seria eleitor quem tivesse uma renda mínima (voto censitário);
Suprimiu-se os privilégios e as antigas ordens sociais;
Confirmou-se a abolição da servidão e a nacionalização dos bens eclesiásticos;
Manteve-se a escravidão nas colônias.
Internamente, a crise começava a provocar divisão entre os próprios revolucionários.
TÓPICOS
👑 1. Reação do Rei Luís XVI à Declaração de 1789
O rei
Luís XVI se recusou a aprovar a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
(26 de agosto de 1789).
A recusa provocou manifestações populares e aumentou a tensão social.
⚠️ 2. Conflitos e Instabilidade na França
A
instabilidade política e social era grande.
Como consequência:
Bens do clero foram confiscados;
Padres e nobres fugiram para outros países com medo das mudanças revolucionárias.
📜 3. Constituição
Francesa de 1791
Foi
elaborada pelo Terceiro Estado com apoio do baixo clero e ficou pronta em
setembro de 1791.
Principais mudanças e determinações:
Transformava a França em uma Monarquia Constitucional.
O poder executivo cabia ao rei, mas limitado pelo Legislativo.
O Legislativo seria representado por uma Assembleia.
Os deputados teriam mandato de dois anos.
🗳 4. Sistema de Votação
da Constituição de 1791
O voto
não era universal.
Era um voto censitário, ou seja:
Somente quem comprovasse renda mínima poderia votar.
⚖️ 5. Avanços e Limitações da Constituição
Suprimiu
os privilégios e acabou com as ordens sociais antigas (nobreza e clero).
Confirmou:
A abolição da servidão;
A nacionalização dos bens da Igreja.
Porém, manteve a escravidão nas colônias.
🔀 6. Divisão entre os
Revolucionários
A crise
interna na França provocou divisão entre os próprios revolucionários, que
tinham visões diferentes sobre o futuro do país.
👑 1. Reação do Rei Luís XVI à Declaração de 1789
A recusa provocou manifestações populares e aumentou a tensão social.
Como consequência:
Bens do clero foram confiscados;
Padres e nobres fugiram para outros países com medo das mudanças revolucionárias.
Principais mudanças e determinações:
Transformava a França em uma Monarquia Constitucional.
O poder executivo cabia ao rei, mas limitado pelo Legislativo.
O Legislativo seria representado por uma Assembleia.
Os deputados teriam mandato de dois anos.
Era um voto censitário, ou seja:
Somente quem comprovasse renda mínima poderia votar.
Confirmou:
A abolição da servidão;
A nacionalização dos bens da Igreja.
Porém, manteve a escravidão nas colônias.
11. Os girondinos - representantes da alta burguesia, defendiam posições moderadas. Por sua parte, os jacobinos - representantes da média e da pequena burguesia, constituía o partido mais radical, sob a liderança de Maximilien Robespierre.
12. Foi assim instalada a ditadura jacobina que introduziu novidades na Constituição como:
Voto universal e não censitário;
Fim da escravidão nas colônias;
Congelamento de preços de produtos básicos como o trigo;
Instituição do Tribunal Revolucionário para julgar os inimigos da Revolução.
13. Nessa altura, foram ordenadas a morte, pela guilhotina, de várias pessoas que eram contra a revolução. As execuções tornaram-se um espetáculo popular, pois aconteciam diversas vezes ao dia num ato público. O próprio rei Luís XVI foi morto desta forma em 1793. Meses depois a rainha Maria Antonieta também foi guilhotinada. Essa fase, entre 1793 e 1794, é conhecida como “O Terror”.
14. A Lei dos Suspeitos aprovava a prisão e a morte cruel dos antirrevolucionários. Nessa mesma altura, as igrejas eram encerradas e os religiosos obrigados a deixar seus conventos. Aqueles que recusavam eram executados. Além da guilhotina, os suspeitos eram afogados no rio Loire. Para os ditadores, essas execuções eram uma forma justa de acabar com os inimigos. Essa atitude causava terror na população francesa que se voltou contra Robespierre e o acusou de tirania.
TÓPICOS
⚖️ 1. Grupos Políticos na Revolução Francesa
🧑💼 Girondinos
Representavam
a alta burguesia.
Defendiam posições moderadas.
🧑🔧 Jacobinos
Representavam
a média e a pequena burguesia, além do povo pobre urbano.
Constituíram o partido mais radical da Revolução.
Eram liderados por Maximilien Robespierre.
🗡 2. Ditadura Jacobina
(1793–1794)
Foi
instalada uma ditadura radical sob o controle dos jacobinos.
Nesse período, foram introduzidas diversas medidas revolucionárias:
📜 Medidas na Constituição (1793):
Voto
universal masculino (fim do voto censitário);
Fim da escravidão nas colônias;
Congelamento dos preços de produtos básicos como o trigo;
Criação do Tribunal Revolucionário para julgar os inimigos da Revolução.
🩸 3. O Período do Terror
(1793–1794)
Ficou
conhecido como "O Terror".
Características principais:
Execuções pela guilhotina eram constantes e públicas;
O rei Luís XVI e a rainha Maria Antonieta foram guilhotinados em 1793;
Todos que se recusavam às determinações da Revolução eram executados;
A Lei dos Suspeitos autorizava prisões e mortes cruéis de antirrevolucionários;
Alguns suspeitos eram até afogados no rio Loire;
As igrejas foram fechadas e os religiosos obrigados a sair dos conventos;
As execuções viraram um "espetáculo popular", ocorrendo várias vezes ao dia;
Para os jacobinos, isso era uma forma "justa" de eliminar inimigos.
📉 4. Queda de
Robespierre
A
população começou a temer o radicalismo e o autoritarismo jacobino.
Robespierre foi acusado de tirania e acabou executado em 1794.
Isso marcou o fim da ditadura jacobina e do período do Terror.
⚖️ 1. Grupos Políticos na Revolução Francesa
Defendiam posições moderadas.
🧑🔧 Jacobinos
Constituíram o partido mais radical da Revolução.
Eram liderados por Maximilien Robespierre.
Nesse período, foram introduzidas diversas medidas revolucionárias:
📜 Medidas na Constituição (1793):
Fim da escravidão nas colônias;
Congelamento dos preços de produtos básicos como o trigo;
Criação do Tribunal Revolucionário para julgar os inimigos da Revolução.
Características principais:
Execuções pela guilhotina eram constantes e públicas;
O rei Luís XVI e a rainha Maria Antonieta foram guilhotinados em 1793;
Todos que se recusavam às determinações da Revolução eram executados;
A Lei dos Suspeitos autorizava prisões e mortes cruéis de antirrevolucionários;
Alguns suspeitos eram até afogados no rio Loire;
As igrejas foram fechadas e os religiosos obrigados a sair dos conventos;
As execuções viraram um "espetáculo popular", ocorrendo várias vezes ao dia;
Para os jacobinos, isso era uma forma "justa" de eliminar inimigos.
Robespierre foi acusado de tirania e acabou executado em 1794.
Isso marcou o fim da ditadura jacobina e do período do Terror.
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