MATRIZ DE HABILIDADES
ESSENCIAIS DE HISTÓRIA 3º BIMESTRE
8º ano do Ensino Fundamental
UNIDADE TEMÁTICA
O Brasil no século XIX.
DC-GO – Ampliado –
Material SER Goiás e Goiás TEC
(GO-EF08HI15-A) Definir o conceito de nação e refletir sobre o processo de Independência do Brasil, analisando contradições, interesses e significados desses movimentos para a construção da nação.
Matriz de Habilidades Essenciais
Analisar o contexto político, social e econômico do Brasil durante o Primeiro Reinado (1822-1831). Compreender como esse período moldou a trajetória do Brasil como nação independente.
OBJETIVOS DE
CONHECIMENTOS
Brasil: Primeiro Reinado
CONTEÚDOS
O Período Regencial e as contestações ao poder central
DC-GO – Ampliado –
Material SER Goiás e Goiás TEC
(EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado.
Matriz de Habilidades Essenciais
Analisar e contextualizar as rebeliões durante o período Regencial. Avaliar as complexidades do período regencial, entendendo como as rebeliões refletiram e influenciaram as lutas pelo poder e a busca por estabilidade no Brasil Imperial.
DC-GO – Ampliado – Material SER Goiás e Goiás TEC
(GO-EF08HI18-B) Refletir sobre o fim do tráfico negreiro, a abolição gradual da escravatura e a introdução da mão de obra imigrante, relacionando-os com a Lei de Terras de 1850, a concentração fundiária e os conflitos no campo, no passado e no presente.
Matriz de Habilidades Essenciais
Reconhecer as consequências da escravidão no Brasil e o seu processo de abolição. Analisar a política em relação aos povos indígenas implementadas no Segundo Reinado.
OBJETIVOS DE
CONHECIMENTOS
O Brasil do Segundo Reinado: política e Economia:
CONTEÚDOS
A Lei de Terras e seus desdobramentos na política do Segundo Reinado
Territórios e fronteiras: a Guerra do Paraguai
DC-GO – Ampliado – Goiás
TEC
(EF08HI20) Identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão no Brasil e discutir a importância de ações afirmativas.
Matriz de Habilidades Essenciais
Avaliar de maneira crítica, o processo de abolição da escravidão no Brasil no Brasil, entendendo como esse processo moldou a sociedade brasileira contemporânea.
OBJETIVOS DE
CONHECIMENTOS
O escravismo no Brasil do século XIX: plantations e revoltas de escravizados, abolicionismo e políticas migratórias no Brasil Imperial:
CONTEÚDOS
Política de reparação: as ações afirmativas
Democracia racial e a exclusão social
8º ano do Ensino Fundamental
O Brasil no século XIX.
(GO-EF08HI15-A) Definir o conceito de nação e refletir sobre o processo de Independência do Brasil, analisando contradições, interesses e significados desses movimentos para a construção da nação.
Matriz de Habilidades Essenciais
Analisar o contexto político, social e econômico do Brasil durante o Primeiro Reinado (1822-1831). Compreender como esse período moldou a trajetória do Brasil como nação independente.
Brasil: Primeiro Reinado
O Período Regencial e as contestações ao poder central
(EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado.
Matriz de Habilidades Essenciais
Analisar e contextualizar as rebeliões durante o período Regencial. Avaliar as complexidades do período regencial, entendendo como as rebeliões refletiram e influenciaram as lutas pelo poder e a busca por estabilidade no Brasil Imperial.
DC-GO – Ampliado – Material SER Goiás e Goiás TEC
(GO-EF08HI18-B) Refletir sobre o fim do tráfico negreiro, a abolição gradual da escravatura e a introdução da mão de obra imigrante, relacionando-os com a Lei de Terras de 1850, a concentração fundiária e os conflitos no campo, no passado e no presente.
Matriz de Habilidades Essenciais
Reconhecer as consequências da escravidão no Brasil e o seu processo de abolição. Analisar a política em relação aos povos indígenas implementadas no Segundo Reinado.
O Brasil do Segundo Reinado: política e Economia:
A Lei de Terras e seus desdobramentos na política do Segundo Reinado
Territórios e fronteiras: a Guerra do Paraguai
(EF08HI20) Identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão no Brasil e discutir a importância de ações afirmativas.
Matriz de Habilidades Essenciais
Avaliar de maneira crítica, o processo de abolição da escravidão no Brasil no Brasil, entendendo como esse processo moldou a sociedade brasileira contemporânea.
O escravismo no Brasil do século XIX: plantations e revoltas de escravizados, abolicionismo e políticas migratórias no Brasil Imperial:
Política de reparação: as ações afirmativas
Democracia racial e a exclusão social
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