MATRIZ DE HABILIDADES
ESSENCIAIS DE HISTÓRIA 2º BIMESTRE
8º ano do Ensino FundamentalUNIDADE TEMÁTICA
O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise
8º ano do Ensino FundamentalUNIDADE TEMÁTICA
O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise
DC-GO – Ampliado –
Material SER Goiás e Goiás TEC
(GO-EF08HI05-A) Perceber como as ideias iluministas influenciaram o sentimento anticolonial e as rebeliões da América Portuguesa, em especial as Conjurações Mineira, Baiana e a Insurreição Pernambucana.
(GO-EF08HI05-A) Perceber como as ideias iluministas influenciaram o sentimento anticolonial e as rebeliões da América Portuguesa, em especial as Conjurações Mineira, Baiana e a Insurreição Pernambucana.
Matriz de Habilidades
Essenciais
Analisar a influência das ideias iluministas e do anticolonialismo no contexto das revoltas na América Portuguesa.
Identificar como esses movimentos intelectuais e ideológicos fomentaram o questionamento do domínio colonial e inspiraram as lutas por independência.
Analisar a influência das ideias iluministas e do anticolonialismo no contexto das revoltas na América Portuguesa.
Identificar como esses movimentos intelectuais e ideológicos fomentaram o questionamento do domínio colonial e inspiraram as lutas por independência.
OBJETIVOS DE
CONHECIMENTOS
Rebeliões na América portuguesa: as conjurações mineiras e baiana:
Rebeliões na América portuguesa: as conjurações mineiras e baiana:
CONTEÚDOS
Ideias iluministas, anticolonialíssimo e revoltas na América Portuguesa
Brasil Colônia: interesses coloniais e movimentos de resistência
UNIDADE TEMÁTICA
Os processos de independência nas Américas.
Ideias iluministas, anticolonialíssimo e revoltas na América Portuguesa
Brasil Colônia: interesses coloniais e movimentos de resistência
UNIDADE TEMÁTICA
Os processos de independência nas Américas.
DC-GO – Ampliado –
Material SER Goiás e Goiás TEC
(EF08HI07) Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.
(EF08HI07) Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.
Matriz de Habilidades
Essenciais
Analisar e contextualizar o processo de Independência da América Espanhola, abordando seus líderes e ideais, as características populacionais e as transformações territoriais.
Analisar e contextualizar o processo de Independência da América Espanhola, abordando seus líderes e ideais, as características populacionais e as transformações territoriais.
OBJETIVOS DE
CONHECIMENTOS
Independência na América Espanhola
Independência na América Espanhola
CONTEÚDOS
Processos de Independência das Américas
UNIDADE TEMÁTICA
Os processos de independência nas Américas.
Processos de Independência das Américas
UNIDADE TEMÁTICA
Os processos de independência nas Américas.
DC-GO – Ampliado –
Material SER Goiás e Goiás TEC
(GO-EF08HI11-A) Reconhecer e comparar o conceito de liberdade para os escravos do Haiti, para os Líderes das Conjurações Mineira e Baiana e para a elite política portuguesa e espanhola.
(GO-EF08HI11-A) Reconhecer e comparar o conceito de liberdade para os escravos do Haiti, para os Líderes das Conjurações Mineira e Baiana e para a elite política portuguesa e espanhola.
Matriz de Habilidades
Essenciais
Analisar e comparar os movimentos e revoltas ocorridos no Brasil e na América Espanhola durante o século XVIII.
Identificar as causas sociais, econômicas e políticas que os motivaram, identificando seus líderes, estratégias, desfechos e quais impactos na estrutura colonial.
Analisar e comparar os movimentos e revoltas ocorridos no Brasil e na América Espanhola durante o século XVIII.
Identificar as causas sociais, econômicas e políticas que os motivaram, identificando seus líderes, estratégias, desfechos e quais impactos na estrutura colonial.
DC-GO – Ampliado –
Material SER Goiás e Goiás TEC
(EF08HI12) Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.
(EF08HI12) Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.
Matriz de Habilidades
Essenciais
Analisar as causas da transferência da Corte portuguesa para o Brasil em 1808 e seus impactos nas esferas social, política e econômica do país.
Analisar as causas da transferência da Corte portuguesa para o Brasil em 1808 e seus impactos nas esferas social, política e econômica do país.
OBJETIVOS DE
CONHECIMENTOS
Os caminhos até a independência do Brasil:
Os caminhos até a independência do Brasil:
CONTEÚDOS
Movimentos e revoltas no Brasil e América Espanhola no século XVIII
Brasil Colônia: 1808 a 1822
Capitania de Goyaz nos séculos XVIII e XIX
Movimentos e revoltas no Brasil e América Espanhola no século XVIII
Brasil Colônia: 1808 a 1822
Capitania de Goyaz nos séculos XVIII e XIX
Nenhum comentário:
Postar um comentário