HABILIDADES ESSENCIAIS 2º BIMESTRE

MATRIZ DE HABILIDADES ESSENCIAIS DE HISTÓRIA 2º BIMESTRE
8º ano do Ensino FundamentalUNIDADE TEMÁTICA
O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise

DC-GO – Ampliado – Material SER Goiás e Goiás TEC
(GO-EF08HI05-A) Perceber como as ideias iluministas influenciaram o sentimento anticolonial e as rebeliões da América Portuguesa, em especial as Conjurações Mineira, Baiana e a Insurreição Pernambucana.

Matriz de Habilidades Essenciais
Analisar a influência das ideias iluministas e do anticolonialismo no contexto das revoltas na América Portuguesa.
Identificar como esses movimentos intelectuais e ideológicos fomentaram o questionamento do domínio colonial e inspiraram as lutas por independência.

OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Rebeliões na América portuguesa: as conjurações mineiras e baiana:

CONTEÚDOS
Ideias iluministas, anticolonialíssimo e revoltas na América Portuguesa
Brasil Colônia: interesses coloniais e movimentos de resistência
 
UNIDADE TEMÁTICA
Os processos de independência nas Américas.

DC-GO – Ampliado – Material SER Goiás e Goiás TEC
(EF08HI07) Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.

Matriz de Habilidades Essenciais
Analisar e contextualizar o processo de Independência da América Espanhola, abordando seus líderes e ideais, as características populacionais e as transformações territoriais.

OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Independência na América Espanhola

CONTEÚDOS
Processos de Independência das Américas
 
UNIDADE TEMÁTICA
Os processos de independência nas Américas.

DC-GO – Ampliado – Material SER Goiás e Goiás TEC
(GO-EF08HI11-A) Reconhecer e comparar o conceito de liberdade para os escravos do Haiti, para os Líderes das Conjurações Mineira e Baiana e para a elite política portuguesa e espanhola.

Matriz de Habilidades Essenciais
Analisar e comparar os movimentos e revoltas ocorridos no Brasil e na América Espanhola durante o século XVIII.
Identificar as causas sociais, econômicas e políticas que os motivaram, identificando seus líderes, estratégias, desfechos e quais impactos na estrutura colonial.

DC-GO – Ampliado – Material SER Goiás e Goiás TEC
(EF08HI12) Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.

Matriz de Habilidades Essenciais
Analisar as causas da transferência da Corte portuguesa para o Brasil em 1808 e seus impactos nas esferas social, política e econômica do país.

OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Os caminhos até a independência do Brasil:

CONTEÚDOS
Movimentos e revoltas no Brasil e América Espanhola no século XVIII
Brasil Colônia: 1808 a 1822
Capitania de Goyaz nos séculos XVIII e XIX

Nenhum comentário:

Postar um comentário