Currículo História 8º ano

Matriz de Eixos Temáticos, Conteúdos e Expectativas de Aprendizagem conforme Base Nacional Curricular Comum CLIQUE AQUI, organizada pelo Documento Curricular de Goiás - DCGO Volume III CLIQUE AQUI!
1º BIMESTRE
UNIDADE TEMÁTICA
O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise
 
HABILIDADES
(EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
(GO-EF08HI01-A) Compreender o pensamento iluminista e a maneira como os pensadores do século XVIII desenvolveram a racionalidade, promovendo as ideias de liberdade e igualdade entre os indivíduos.
(GO-EF08HI01-B) Identificar, por meio de documentos escritos, iconográficos e digitais, as ideias liberais dos séculos XVII e XVIII, e as ideias neoliberais da atualidade, comparando semelhanças, permanências e diferenças.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
A questão do iluminismo e da ilustração:
 
CONTEÚDOS
Liberalismo, democracia e neoliberalismo
Iluminismo, racionalismo e os ideais burgueses
Análise de documentos históricos
 
HABILIDADES
(EF08HI02) Identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
(GO-EF08HI02-A) Compreender a importância das revoluções inglesas e seus reflexos nas estruturas políticas, sociais e econômicas na sociedade europeia.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
As revoluções inglesas e os princípios do liberalismo:
 
CONTEÚDOS
Política e sociedade na Inglaterra dos séculos XVI e XVII
Liberalismo
Ideias antiabsolutistas
Revolução Gloriosa
 
HABILIDADES
(EF08HI03) Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
(GO-EF08HI03-A) Identificar o contexto político, social e econômico da Inglaterra e analisar os motivos que levaram ao seu pioneirismo no processo de industrialização.
(GO-EF08HI03-B) Compreender os processos de produção da Revolução Industrial, as rupturas e as permanências em relação às condições de vida, à mão de obra infantil, adulta e feminina, do século XVIII até os dias atuais.
(GO-EF08HI03-C) Discutir os impactos ambientais produzidos pelo processo de industrialização nos séculos XIX, XX e XXI, analisando a crise e as políticas ambientais adotadas no mundo e no Brasil, no passado e na atualidade.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Revolução Industrial e seus impactos na produção e circulação de povos, produtos e culturas:
 
CONTEÚDOS
Contexto político, social e econômico da Inglaterra no século XVIII
Revolução Industrial: vida, trabalho e exploração
Industrialização e meio ambiente
 
HABILIDADES
(EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
(GO-EF08HI04-A) Identificar e compreender o contexto histórico que precedeu a Revolução Francesa.
(GO-EF08HI04-B) Analisar a atuação dos diversos segmentos sociais e seus interesses ao participarem da Revolução Francesa.
(GO-EF08HI04-C) Entender a influência da Revolução Francesa, bem como da Declaração Universal dos Direitos do Homem, na formação das bases do mundo contemporâneo.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Revolução Francesa e seus desdobramentos:
 
CONTEÚDOS
Mundo contemporâneo e suas bases: Revolução Francesa e a Declaração Universal dos Direitos do Homem.

2º BIMESTRE
UNIDADE TEMÁTICA
O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise
 
HABILIDADES
(GO-EF08HI05) Explicar os movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas.
(GO-EF08HI05-A) Perceber como as ideias iluministas influenciaram o sentimento anticolonial e as rebeliões da América Portuguesa, em especial as Conjurações Mineira, Baiana e a Insurreição Pernambucana.
(GO-EF08HI05-B) Analisar o contexto político, econômico e social no Brasil Império, frente aos interesses coloniais e os movimentos de resistência.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Rebeliões na América portuguesa: as conjurações mineiras e baiana:
 
CONTEÚDOS
Ideias iluministas, anticolonialíssimo e revoltas na América Portuguesa
Brasil Colônia: interesses coloniais e movimentos de resistência
UNIDADE TEMÁTICA
Os processos de independência nas Américas.
HABILIDADES
(EF08HI06) Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões.
(GO-EF08HI06-A) Compreender os conceitos de democracia americana no período da Independência das Treze Colônias e na atualidade.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Independência dos Estados Unidos da América
 
CONTEÚDOS
Democracia estadunidense no passado e no presente
 
HABILIDADES
(EF08HI07) Identificar e contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.
(EF08HI08) Conhecer o ideário dos líderes dos movimentos independentistas e seu papel nas revoluções que levaram à independência das colônias hispano-americanas.
(GO-EF08HI08-A) Identificar os diferentes movimentos pró-independência ocorridos nas Américas, comparando suas ideias em relação à liberdade, propriedade, democracia e soberania.
(EF08HI09) Conhecer as características e os principais pensadores do Pan-americanismo.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Independência na América Espanhola
 
CONTEÚDOS
Processos de Independência das Américas
 
HABILIDADES
(EF08HI10) Identificar a Revolução de São Domingo como evento singular e desdobramento da Revolução Francesa e avaliar suas implicações.
(EF08HI13) Analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
A revolução de São Domingo e seus múltiplos significados e desdobramentos: o caso do Haiti
 
CONTEÚDOS
Pan-americanismo: conceito e características e atualidade
Processos de independências latino-americana
 
HABILIDADES
(EF08HI11) Identificar e explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.
(GO-EF08HI11-A) Reconhecer e comparar o conceito de liberdade para os escravos do Haiti, para os Líderes das Conjurações Mineira e Baiana e para a elite política portuguesa e espanhola.
(EF08HI12) Caracterizar a organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em 1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.
(GO-EF08HI12-A) Conhecer a economia na Capitania de Goyaz nos séculos XVIII e XIX, com a ocupação e o surgimento de arraiais, vilas, o posterior declínio da atividade aurífera e a transição para a atividade agrícola e pecuária.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Os caminhos até a independência do Brasil:
 
CONTEÚDOS
Movimentos e revoltas no Brasil e América Espanhola no século XVIII
Brasil Colônia: 1808 a 1822
Capitania de Goyaz nos séculos XVIII e XIX
 
HABILIDADES
(EF08HI14) Discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira do final do período colonial, identificando permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas.
(GO-EF08HI14-A) Entender o papel da escravidão africana para o mundo do trabalho no século XIX e sua relação com o comércio, economia interna, colônia, e externa,Transatlântico.
(GO-EF08HI14-B) Identificar as consequências vividas por populações afrodescendentes e indígenas egressas da tutela colonial e da escravização, na atualidade, problematizando as formas de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
A tutela da população indígena, a escravidão dos negros e a tutela dos egressos da escravidão:
 
CONTEÚDOS
O conceito do termo tutela aplicado aos grupos indígenas no período colonial
O processo de tutela dos grupos indígenas no período colonial
Protagonismo dos negros na sociedade colonial brasileira
Preconceitos, estereótipos e violências
 
3º BIMESTRE
UNIDADE TEMÁTICA
O Brasil no século XIX.
 
HABILIDADES
(EF08HI15) Identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado.
(GO-EF08HI15-A) Definir o conceito de nação e refletir sobre o processo de Independência do Brasil, analisando contradições, interesses e significados desses movimentos para a construção da nação.
(GO-EF08HI15-B) Identificar e compreender as principais características da sociedade brasileira pós-independência, como a unidade territorial, a monarquia centralizada, o latifúndio e a escravização.
(GO-EF08HI15-C) Identificar e conhecer os papéis exercidos pelos sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro Reinado, Regências e Segundo Reinado.
(EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado.
(GO-EF08HI16-A) Analisar as diferentes propostas políticas defendidas no Primeiro Reinado e Período Regencial, identificando as revoltas provinciais e os limites ao exercício da cidadania, nesse período.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Brasil: Primeiro Reinado
 
CONTEÚDOS
O Período Regencial e as contestações ao poder central
 
HABILIDADES
(EF08HI17) Relacionar as transformações territoriais, em razão de questões de fronteiras, com as tensões e conflitos durante o Império.
(GO-EF08HI17-A) Compreender as estruturas políticas do Império no Segundo Reinado, identificando organização do sistema e grupos, comparando com modelos políticos atuais.
(EF08HI18) Identificar as questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai e discutir diferentes versões sobre o conflito.
(GO-EF08HI18-A) Problematizar a Guerra do Paraguai e discutir as diferentes versões, vencidos e vencedores, bem como as análises historiográficas diversas.
(GO-EF08HI18-B) Refletir sobre o fim do tráfico negreiro, a abolição gradual da escravatura e a introdução da mão de obra imigrante, relacionando-os com a Lei de Terras de 1850, a concentração fundiária e os conflitos no campo, no passado e no presente.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
O Brasil do Segundo Reinado: política e Economia:
 
CONTEÚDOS
A Lei de Terras e seus desdobramentos na política do Segundo Reinado
Territórios e fronteiras: a Guerra do Paraguai
 
HABILIDADES
(EF08HI19) Formular questionamentos sobre o legado da escravidão nas Américas, com base na seleção e consulta de fontes de diferentes naturezas.
(GO-EF08HI19-A) Identificar, a partir de fontes históricas e análise crítica de materiais didáticos e paradidáticos, sobre a escravização nas Américas, percebendo as formas de resistência e valorização da cultura negra, assim como, problematizando estereótipos e preconceitos.
(GO-EF08HI19-B) Reconhecer que as resistências e revoltas de escravizados possibilitaram a luta pela libertação da mão-de-obra escrava, identificando o abolicionismo, não só como um processo político, mas como um movimento complexo, permeado por pressões e interesses de diversos grupos.
(GO-EF08HI19-C) Perceber relações entre o incentivo à imigração europeia do século XIX, a exclusão da população negra e a política de branqueamento do povo brasileiro.
(GO-EF08HI19-D) Conhecer e Interpretar os conceitos de plantations e revoltas de escravizados, abolicionismo e políticas imigratórias no Brasil Imperial.
(EF08HI20) Identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão no Brasil e discutir a importância de ações afirmativas.
(GO-EF08HI20-A) Identificar e problematizar as origens históricas do racismo, reconhecendo-o como elemento estruturante nas relações sociais e econômicas da sociedade brasileira, assim como as exclusões, violências e silêncios advindos do racismo.
(GO-EF08HI20-B) Analisar, a partir de documentos escritos e iconográficos, a composição da sociedade brasileira, refletindo sobre condições de vida, escolaridade, emprego, moradia, bem como discutir a importância de ações afirmativas que visam superar desvantagens, desigualdades e o mito da democracia racial.
(GO-EF08HI20-C) Identificar os territórios quilombolas de resistência no Brasil, em especial do estado de Goiás, e compará-los com as respectivas regiões na atualidade, observando semelhanças e diferenças.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
O escravismo no Brasil do século XIX: plantations e revoltas de escravizados, abolicionismo e políticas migratórias no Brasil Imperial:
 
CONTEÚDOS
Política de reparação: as ações afirmativas
Democracia racial e a exclusão social
 
HABILIDADES
(EF08HI21) Identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império.
(GO-EF08HI21-A) Identificar por meio, de documentos, escritos e jurídicos a política de assimilação indígena e sua relação com a promulgação da Lei de Terras de 1850, aldeamentos, liquidação de aldeias e extermínio de grupos e povos indígenas no Período Imperial.
(GO-EF08HI21-B) Conhecer e discutir o conceito, assim como a importância de ações afirmativas para as populações indígenas, com destaque para o território goiano.
(GO-EF08HI21-C) Identificar e refletir, por meio de fontes material e imaterial dos povos indígenas das regiões Centro-Oeste e Norte do país, com destaque para os povos de Goiás: Karajá, Avá-Canoeiro e Tapuia.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Políticas de extermínio do indígena durante o Império:
 
CONTEÚDOS
Fontes material e imaterial
Povos indígenas da região Centro-Oeste
 
HABILIDADES
(EF08HI22) Discutir o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX.
(GO-EF08HI22-A) Compreender as várias transformações ocorridas no início do século XIX, que contribuíram para o desenvolvimento artístico e cultural no Império, bem como sua relação com a formação da identidade nacional e da literatura brasileira deste período.
(GO-EF08HI22-B) Interpretar e analisar as representações da Província de Goyaz e de sua população a partir de documentos oficiais e dos relatos dos viajantes.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
A produção do imaginário nacional brasileiro: cultura popular, representações visuais, letras e o Romantismo no Brasil:
 
CONTEÚDOS
Imaginário nacional brasileiro no século XIX
A construção da Identidade Nacional
Cultura popular brasileira do século XIX
Culturas letradas no século XIX
Arquétipo de identidade nacional na corte pautado no modelo academicista europeu
Cultura popular, nos espaços urbanos expressas pelos negros, pobres e mestiços
 
4º BIMESTRE
UNIDADE TEMÁTICA
Configurações do mundo no século XIX.
 
HABILIDADES
(EF08HI23) Estabelecer relações causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.
(GO-EF08HI23-A) Discutir as justificativas para o domínio neocolonial na África e Ásia, analisando teorias, como Darwinismo Social, Etnocentrismo, Racismo, Missão Civilizatória, relacionando esses conceitos com os casos de intolerância, presentes nos dias atuais.
(GO-EF08HI23-B) Compreender a origem histórica e intelectual que levou ao surgimento do Estado-nação no século XIX e identificar as características e desdobramentos desse processo de nacionalização.
(GO-EF08HI23-C) Analisar os conceitos de imperialismo, holding, cartel, truste, bem como, os movimentos de resistência dos trabalhadores com a criação de sindicatos e partidos, comparando suas semelhanças e diferenças no século XIX e na atualidade.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Nacionalismo, revoluções e as novas nações europeias:
 
CONTEÚDOS
Teorias sociais: Darwinismo Social, Etnocentrismo, Racismo e a Missão Civilizatória
Concentração do capital: imperialismo, holding, cartel e truste
 
HABILIDADES
(EF08HI24) Reconhecer os principais produtos, utilizados pelos europeus, procedentes do continente africano durante o imperialismo e analisar os impactos sobre as comunidades locais na forma de organização e exploração econômica.
(GO-EF08HI24-A) Compreender o imperialismo e caracterizar o neocolonialismo como práticas relacionadas à expansão do capitalismo industrial a partir do século XIX, analisando as razões e interesses das nações europeias na exploração da África, Ásia e Oceania.
(GO-EF08HI24-B) Relacionar, por meio de mapas históricos e geográficos, a atual configuração de países africanos, asiáticos e da Oceania com o processo de neocolonização.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Uma nova ordem econômica: as demandas do capitalismo industrial e o lugar das economias africanas e asiáticas nas dinâmicas globais:
 
CONTEÚDOS
Capitalismo industrial no século XIX
Exploração africana pelos europeus no século XIX
Capitalismo industrial no século XIX
Impactos do neocolonialismo sobre as comunidades, povos e sociedades africanas
 
HABILIDADES
(EF08HI25) Caracterizar e contextualizar aspectos das relações entre os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX.
(GO-EF08HI25-A) Analisar criticamente as políticas e práticas intervencionistas adotadas pelo governo norte-americano na América Latina, no passado e no presente.
(GO-EF08HI25-B) Identificar os conceitos de nação, povo, soberania nos diferentes governos da América Latina, no contexto da formação dos Estados Nacionais, comparando semelhanças e diferenças.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX:
 
CONTEÚDOS
Políticas intervencionistas e a soberania dos povos
 
HABILIDADES
(EF08HI26) Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.
(GO-EF08HI26-A) Identificar as potências europeias que despontaram no cenário imperialista, passando a disputar regiões do continente africano e asiático, e localizar suas possessões nos territórios africanos e asiáticos.
(GO-EF08HI26-B) Reconhecer as estratégias de dominação imperialista vinculadas aos interesses das elites africanas e o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo.
(GO-EF08HI26-C) Reconhecer e problematizar a postura etnocêntrica dos europeus em relação aos africanos e asiáticos, bem como o que é chamado de processo de aculturação.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
O imperialismo europeu e a partilha da África e da Ásia:
 
CONTEÚDOS
Imperialismo, etnocentrismo e processos de aculturação
 
HABILIDADES
(EF08HI27) Identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas.
(EF08HI27-A) Identificar os conceitos de ideologia racial, determinismo racial, e o discurso civilizatório desenvolvido nas Américas, no contexto imperialista do século XIX, comparando semelhanças e diferenças com a atualidade.
(GO-EF08HI27-B) Problematizar a utilização de estereótipos e preconceitos em relação aos povos africanos e indígenas, suas culturas, saberes, tradições e conhecimentos científicos, como forma de predomínio do conhecimento eurocêntrico.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Pensamento e cultura no século XIX: darwinismo e racismo
O discurso civilizatório nas Américas, o silenciamento dos saberes indígenas e as formas de integração e destruição de povos indígenas
A resistência dos povos e comunidades de indígenas diante da ofensiva civilizatória
 
CONTEÚDOS
O discurso civilizatório: estereótipos e preconceitos
As formas de integração e destruição dos povos e comunidades indígenas
Descolonização do saber: valorização dos saberes e conhecimentos afro-brasileiros e indígenas

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