Matriz de Eixos Temáticos, Conteúdos e Expectativas de Aprendizagem conforme Base Nacional Curricular Comum CLIQUE AQUI, organizada pelo Documento Curricular de Goiás - DCGO Volume III CLIQUE AQUI!
1º
BIMESTRE
UNIDADE TEMÁTICA
O mundo contemporâneo: o
Antigo Regime em crise
HABILIDADES
(EF08HI01) Identificar os
principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a
relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
(GO-EF08HI01-A) Compreender o
pensamento iluminista e a maneira como os pensadores do século XVIII
desenvolveram a racionalidade, promovendo as ideias de liberdade e igualdade
entre os indivíduos.
(GO-EF08HI01-B) Identificar,
por meio de documentos escritos, iconográficos e digitais, as ideias liberais
dos séculos XVII e XVIII, e as ideias neoliberais da atualidade, comparando semelhanças,
permanências e diferenças.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
A questão do iluminismo e da
ilustração:
CONTEÚDOS
Liberalismo, democracia e
neoliberalismo
Iluminismo, racionalismo e os
ideais burgueses
Análise de documentos
históricos
HABILIDADES
(EF08HI02) Identificar as
particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os
desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
(GO-EF08HI02-A) Compreender a
importância das revoluções inglesas e seus reflexos nas estruturas políticas,
sociais e econômicas na sociedade europeia.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
As revoluções inglesas e os
princípios do liberalismo:
CONTEÚDOS
Política e sociedade na
Inglaterra dos séculos XVI e XVII
Liberalismo
Ideias antiabsolutistas
Revolução Gloriosa
HABILIDADES
(EF08HI03) Analisar os
impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e
culturas.
(GO-EF08HI03-A) Identificar o
contexto político, social e econômico da Inglaterra e analisar os motivos que
levaram ao seu pioneirismo no processo de industrialização.
(GO-EF08HI03-B) Compreender os
processos de produção da Revolução Industrial, as rupturas e as permanências em
relação às condições de vida, à mão de obra infantil, adulta e feminina, do
século XVIII até os dias atuais.
(GO-EF08HI03-C) Discutir os
impactos ambientais produzidos pelo processo de industrialização nos séculos
XIX, XX e XXI, analisando a crise e as políticas ambientais adotadas no mundo e
no Brasil, no passado e na atualidade.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Revolução Industrial e seus
impactos na produção e circulação de povos, produtos e culturas:
CONTEÚDOS
Contexto político, social e
econômico da Inglaterra no século XVIII
Revolução Industrial: vida,
trabalho e exploração
Industrialização e meio
ambiente
HABILIDADES
(EF08HI04) Identificar e
relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e
no mundo.
(GO-EF08HI04-A) Identificar e
compreender o contexto histórico que precedeu a Revolução Francesa.
(GO-EF08HI04-B) Analisar a
atuação dos diversos segmentos sociais e seus interesses ao participarem da
Revolução Francesa.
(GO-EF08HI04-C) Entender a
influência da Revolução Francesa, bem como da Declaração Universal dos Direitos
do Homem, na formação das bases do mundo contemporâneo.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Revolução Francesa e seus
desdobramentos:
CONTEÚDOS
Mundo contemporâneo e suas
bases: Revolução Francesa e a Declaração Universal dos Direitos do Homem.
2º
BIMESTRE
UNIDADE TEMÁTICA
O mundo contemporâneo: o
Antigo Regime em crise
HABILIDADES
(GO-EF08HI05) Explicar os
movimentos e as rebeliões da América portuguesa, articulando as temáticas
locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas.
(GO-EF08HI05-A) Perceber como
as ideias iluministas influenciaram o sentimento anticolonial e as rebeliões da
América Portuguesa, em especial as Conjurações Mineira, Baiana e a Insurreição
Pernambucana.
(GO-EF08HI05-B) Analisar o
contexto político, econômico e social no Brasil Império, frente aos interesses
coloniais e os movimentos de resistência.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Rebeliões na América
portuguesa: as conjurações mineiras e baiana:
CONTEÚDOS
Ideias iluministas,
anticolonialíssimo e revoltas na América Portuguesa
Brasil Colônia: interesses
coloniais e movimentos de resistência
UNIDADE TEMÁTICA
Os processos de independência
nas Américas.
HABILIDADES
(EF08HI06) Aplicar os
conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de
conflitos e tensões.
(GO-EF08HI06-A) Compreender os
conceitos de democracia americana no período da Independência das Treze
Colônias e na atualidade.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Independência dos Estados
Unidos da América
CONTEÚDOS
Democracia estadunidense no
passado e no presente
HABILIDADES
(EF08HI07) Identificar e
contextualizar as especificidades dos diversos processos de independência nas
Américas, seus aspectos populacionais e suas conformações territoriais.
(EF08HI08) Conhecer o ideário
dos líderes dos movimentos independentistas e seu papel nas revoluções que
levaram à independência das colônias hispano-americanas.
(GO-EF08HI08-A) Identificar os
diferentes movimentos pró-independência ocorridos nas Américas, comparando suas
ideias em relação à liberdade, propriedade, democracia e soberania.
(EF08HI09) Conhecer as
características e os principais pensadores do Pan-americanismo.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Independência na América
Espanhola
CONTEÚDOS
Processos de Independência das
Américas
HABILIDADES
(EF08HI10) Identificar a
Revolução de São Domingo como evento singular e desdobramento da Revolução
Francesa e avaliar suas implicações.
(EF08HI13) Analisar o processo
de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de
governo neles adotadas.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
A revolução de São Domingo e
seus múltiplos significados e desdobramentos: o caso do Haiti
CONTEÚDOS
Pan-americanismo: conceito e
características e atualidade
Processos de independências
latino-americana
HABILIDADES
(EF08HI11) Identificar e
explicar os protagonismos e a atuação de diferentes grupos sociais e étnicos
nas lutas de independência no Brasil, na América espanhola e no Haiti.
(GO-EF08HI11-A) Reconhecer e
comparar o conceito de liberdade para os escravos do Haiti, para os Líderes das
Conjurações Mineira e Baiana e para a elite política portuguesa e espanhola.
(EF08HI12) Caracterizar a
organização política e social no Brasil desde a chegada da Corte portuguesa, em
1808, até 1822 e seus desdobramentos para a história política brasileira.
(GO-EF08HI12-A) Conhecer a
economia na Capitania de Goyaz nos séculos XVIII e XIX, com a ocupação e o
surgimento de arraiais, vilas, o posterior declínio da atividade aurífera e a
transição para a atividade agrícola e pecuária.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Os caminhos até a
independência do Brasil:
CONTEÚDOS
Movimentos e revoltas no
Brasil e América Espanhola no século XVIII
Brasil Colônia: 1808 a 1822
Capitania de Goyaz nos séculos
XVIII e XIX
HABILIDADES
(EF08HI14) Discutir a noção da
tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira
do final do período colonial, identificando permanências na forma de preconceitos,
estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e
nas Américas.
(GO-EF08HI14-A) Entender o
papel da escravidão africana para o mundo do trabalho no século XIX e sua
relação com o comércio, economia interna, colônia, e externa,Transatlântico.
(GO-EF08HI14-B) Identificar as
consequências vividas por populações afrodescendentes e indígenas egressas da
tutela colonial e da escravização, na atualidade, problematizando as formas de
preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no
Brasil e nas Américas.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
A tutela da população
indígena, a escravidão dos negros e a tutela dos egressos da escravidão:
CONTEÚDOS
O conceito do termo tutela
aplicado aos grupos indígenas no período colonial
O processo de tutela dos
grupos indígenas no período colonial
Protagonismo dos negros na
sociedade colonial brasileira
Preconceitos, estereótipos e
violências
3º
BIMESTRE
UNIDADE TEMÁTICA
O Brasil no século XIX.
HABILIDADES
(EF08HI15) Identificar e
analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas
durante o Primeiro e o Segundo Reinado.
(GO-EF08HI15-A) Definir o
conceito de nação e refletir sobre o processo de Independência do Brasil,
analisando contradições, interesses e significados desses movimentos para a construção
da nação.
(GO-EF08HI15-B) Identificar e
compreender as principais características da sociedade brasileira
pós-independência, como a unidade territorial, a monarquia centralizada, o
latifúndio e a escravização.
(GO-EF08HI15-C) Identificar e
conhecer os papéis exercidos pelos sujeitos envolvidos nas disputas políticas
durante o Primeiro Reinado, Regências e Segundo Reinado.
(EF08HI16) Identificar,
comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e
nos movimentos contestatórios ao poder centralizado.
(GO-EF08HI16-A) Analisar as
diferentes propostas políticas defendidas no Primeiro Reinado e Período
Regencial, identificando as revoltas provinciais e os limites ao exercício da cidadania,
nesse período.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Brasil: Primeiro Reinado
CONTEÚDOS
O Período Regencial e as
contestações ao poder central
HABILIDADES
(EF08HI17) Relacionar as
transformações territoriais, em razão de questões de fronteiras, com as tensões
e conflitos durante o Império.
(GO-EF08HI17-A) Compreender as
estruturas políticas do Império no Segundo Reinado, identificando organização
do sistema e grupos, comparando com modelos políticos atuais.
(EF08HI18) Identificar as
questões internas e externas sobre a atuação do Brasil na Guerra do Paraguai e
discutir diferentes versões sobre o conflito.
(GO-EF08HI18-A) Problematizar
a Guerra do Paraguai e discutir as diferentes versões, vencidos e vencedores,
bem como as análises historiográficas diversas.
(GO-EF08HI18-B) Refletir sobre
o fim do tráfico negreiro, a abolição gradual da escravatura e a introdução da
mão de obra imigrante, relacionando-os com a Lei de Terras de 1850, a concentração
fundiária e os conflitos no campo, no passado e no presente.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
O Brasil do Segundo Reinado:
política e Economia:
CONTEÚDOS
A Lei de Terras e seus
desdobramentos na política do Segundo Reinado
Territórios e fronteiras: a
Guerra do Paraguai
HABILIDADES
(EF08HI19) Formular
questionamentos sobre o legado da escravidão nas Américas, com base na seleção
e consulta de fontes de diferentes naturezas.
(GO-EF08HI19-A) Identificar, a
partir de fontes históricas e análise crítica de materiais didáticos e
paradidáticos, sobre a escravização nas Américas, percebendo as formas de
resistência e valorização da cultura negra, assim como, problematizando
estereótipos e preconceitos.
(GO-EF08HI19-B) Reconhecer que
as resistências e revoltas de escravizados possibilitaram a luta pela
libertação da mão-de-obra escrava, identificando o abolicionismo, não só como um
processo político, mas como um movimento complexo, permeado por pressões e
interesses de diversos grupos.
(GO-EF08HI19-C) Perceber
relações entre o incentivo à imigração europeia do século XIX, a exclusão da população
negra e a política de branqueamento do povo brasileiro.
(GO-EF08HI19-D) Conhecer e
Interpretar os conceitos de plantations e revoltas de escravizados,
abolicionismo e políticas imigratórias no Brasil Imperial.
(EF08HI20) Identificar e
relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da
escravidão no Brasil e discutir a importância de ações afirmativas.
(GO-EF08HI20-A) Identificar e
problematizar as origens históricas do racismo, reconhecendo-o como elemento
estruturante nas relações sociais e econômicas da sociedade brasileira, assim
como as exclusões, violências e silêncios advindos do racismo.
(GO-EF08HI20-B) Analisar, a
partir de documentos escritos e iconográficos, a composição da sociedade
brasileira, refletindo sobre condições de vida, escolaridade, emprego, moradia,
bem como discutir a importância de ações afirmativas que visam superar
desvantagens, desigualdades e o mito da democracia racial.
(GO-EF08HI20-C) Identificar os
territórios quilombolas de resistência no Brasil, em especial do estado de
Goiás, e compará-los com as respectivas regiões na atualidade, observando semelhanças
e diferenças.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
O escravismo no Brasil do
século XIX: plantations e revoltas de escravizados, abolicionismo e políticas
migratórias no Brasil Imperial:
CONTEÚDOS
Política de reparação: as
ações afirmativas
Democracia racial e a exclusão
social
HABILIDADES
(EF08HI21) Identificar e
analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império.
(GO-EF08HI21-A) Identificar
por meio, de documentos, escritos e jurídicos a política de assimilação
indígena e sua relação com a promulgação da Lei de Terras de 1850, aldeamentos,
liquidação de aldeias e extermínio de grupos e povos indígenas no Período
Imperial.
(GO-EF08HI21-B) Conhecer e
discutir o conceito, assim como a importância de ações afirmativas para as
populações indígenas, com destaque para o território goiano.
(GO-EF08HI21-C) Identificar e
refletir, por meio de fontes material e imaterial dos povos indígenas das
regiões Centro-Oeste e Norte do país, com destaque para os povos de Goiás: Karajá,
Avá-Canoeiro e Tapuia.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Políticas de extermínio do
indígena durante o Império:
CONTEÚDOS
Fontes material e imaterial
Povos indígenas da região
Centro-Oeste
HABILIDADES
(EF08HI22) Discutir o papel
das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no
Brasil do século XIX.
(GO-EF08HI22-A) Compreender as
várias transformações ocorridas no início do século XIX, que contribuíram para
o desenvolvimento artístico e cultural no Império, bem como sua relação com a
formação da identidade nacional e da literatura brasileira deste período.
(GO-EF08HI22-B) Interpretar e
analisar as representações da Província de Goyaz e de sua população a partir de
documentos oficiais e dos relatos dos viajantes.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
A produção do imaginário
nacional brasileiro: cultura popular, representações visuais, letras e o
Romantismo no Brasil:
CONTEÚDOS
Imaginário nacional brasileiro
no século XIX
A construção da Identidade
Nacional
Cultura popular brasileira do
século XIX
Culturas letradas no século
XIX
Arquétipo de identidade
nacional na corte pautado no modelo academicista europeu
Cultura popular, nos espaços
urbanos expressas pelos negros, pobres e mestiços
4º
BIMESTRE
UNIDADE TEMÁTICA
Configurações do mundo no século
XIX.
HABILIDADES
(EF08HI23) Estabelecer relações
causais entre as ideologias raciais e o determinismo no contexto do
imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.
(GO-EF08HI23-A) Discutir as
justificativas para o domínio neocolonial na África e Ásia, analisando teorias,
como Darwinismo Social, Etnocentrismo, Racismo, Missão Civilizatória,
relacionando esses conceitos com os casos de intolerância, presentes nos dias
atuais.
(GO-EF08HI23-B) Compreender a
origem histórica e intelectual que levou ao surgimento do Estado-nação no
século XIX e identificar as características e desdobramentos desse processo de
nacionalização.
(GO-EF08HI23-C) Analisar os
conceitos de imperialismo, holding, cartel, truste, bem como, os movimentos de
resistência dos trabalhadores com a criação de sindicatos e partidos, comparando
suas semelhanças e diferenças no século XIX e na atualidade.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Nacionalismo, revoluções e as
novas nações europeias:
CONTEÚDOS
Teorias sociais: Darwinismo
Social, Etnocentrismo, Racismo e a Missão Civilizatória
Concentração do capital:
imperialismo, holding, cartel e truste
HABILIDADES
(EF08HI24) Reconhecer os
principais produtos, utilizados pelos europeus, procedentes do continente
africano durante o imperialismo e analisar os impactos sobre as comunidades locais
na forma de organização e exploração econômica.
(GO-EF08HI24-A) Compreender o
imperialismo e caracterizar o neocolonialismo como práticas relacionadas à
expansão do capitalismo industrial a partir do século XIX, analisando as razões
e interesses das nações europeias na exploração da África, Ásia e Oceania.
(GO-EF08HI24-B) Relacionar,
por meio de mapas históricos e geográficos, a atual configuração de países
africanos, asiáticos e da Oceania com o processo de neocolonização.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Uma nova ordem econômica: as
demandas do capitalismo industrial e o lugar das economias africanas e
asiáticas nas dinâmicas globais:
CONTEÚDOS
Capitalismo industrial no
século XIX
Exploração africana pelos
europeus no século XIX
Capitalismo industrial no
século XIX
Impactos do neocolonialismo
sobre as comunidades, povos e sociedades africanas
HABILIDADES
(EF08HI25) Caracterizar e
contextualizar aspectos das relações entre os Estados Unidos da América e a
América Latina no século XIX.
(GO-EF08HI25-A) Analisar
criticamente as políticas e práticas intervencionistas adotadas pelo governo
norte-americano na América Latina, no passado e no presente.
(GO-EF08HI25-B) Identificar os
conceitos de nação, povo, soberania nos diferentes governos da América Latina,
no contexto da formação dos Estados Nacionais, comparando semelhanças e
diferenças.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Os Estados Unidos da América e
a América Latina no século XIX:
CONTEÚDOS
Políticas intervencionistas e
a soberania dos povos
HABILIDADES
(EF08HI26) Identificar e
contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao
imperialismo na África e Ásia.
(GO-EF08HI26-A) Identificar as
potências europeias que despontaram no cenário imperialista, passando a
disputar regiões do continente africano e asiático, e localizar suas possessões
nos territórios africanos e asiáticos.
(GO-EF08HI26-B) Reconhecer as
estratégias de dominação imperialista vinculadas aos interesses das elites
africanas e o protagonismo das populações locais na resistência ao
imperialismo.
(GO-EF08HI26-C) Reconhecer e
problematizar a postura etnocêntrica dos europeus em relação aos africanos e
asiáticos, bem como o que é chamado de processo de aculturação.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
O imperialismo europeu e a
partilha da África e da Ásia:
CONTEÚDOS
Imperialismo, etnocentrismo e
processos de aculturação
HABILIDADES
(EF08HI27) Identificar as
tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos
negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas.
(EF08HI27-A) Identificar os
conceitos de ideologia racial, determinismo racial, e o discurso civilizatório
desenvolvido nas Américas, no contexto imperialista do século XIX, comparando
semelhanças e diferenças com a atualidade.
(GO-EF08HI27-B) Problematizar
a utilização de estereótipos e preconceitos em relação aos povos africanos e
indígenas, suas culturas, saberes, tradições e conhecimentos científicos, como
forma de predomínio do conhecimento eurocêntrico.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Pensamento e cultura no século
XIX: darwinismo e racismo
O discurso civilizatório nas
Américas, o silenciamento dos saberes indígenas e as formas de integração e
destruição de povos indígenas
A resistência dos povos e
comunidades de indígenas diante da ofensiva civilizatória
CONTEÚDOS
O discurso civilizatório:
estereótipos e preconceitos
As formas de integração e
destruição dos povos e comunidades indígenas
Descolonização do saber: valorização dos saberes e conhecimentos afro-brasileiros e indígenas
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