TEMA: Século das
Luzes: origens
Nossa aula foi:
8ºA,terça-feira,
21 de janeiro de 2025 . Retomada em quinta-feira,
23 de janeiro de 2025 . Retomada em sexta-feira,
24 de janeiro de 2025 . Retomada em sexta-feira,
24 de janeiro de 2025 .
8ºB,terça-feira,
21 de janeiro de 2025 . Retomada em terça-feira,
21 de janeiro de 2025 . Retomada em quinta-feira,
23 de janeiro de 2025 . Retomada em quinta-feira, 23 de janeiro de 2025.
EIXO TEMÁTICO
O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise.
HABILIDADES
(EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
A questão do iluminismo e da ilustração:
CONTEÚDO
Iluminismo, racionalismo e os ideais burgueses
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Identificar as origens e os fundamentos do Iluminismo na Europa.
Reconhecer os principais pensadores iluministas e suas contribuições.
Compreender as bases do racionalismo e empirismo no contexto do Iluminismo.
Refletir sobre a relação entre o pensamento iluminista e as mudanças políticas, econômicas e sociais do século XVIII.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Apresentar o tema: Explicar o que foi o Século das Luzes, situando-o no contexto do século XVIII e sua relação com o desenvolvimento da razão e ciência.
Motivar os alunos: Perguntar se eles conhecem frases ou pensamentos famosos que mudaram a história, relacionando com a frase "Penso, logo existo" de Descartes.
Leitura orientada:
Distribuir o texto "Século das Luzes: origens" aos alunos.
Realizar a leitura em voz alta, alternando com os alunos, explicando palavras ou conceitos mais difíceis, como "axioma" e "empirismo".
Discussão guiada:
Refletir com a turma sobre o impacto das ideias de Descartes, Newton, Espinosa e Locke na sociedade da época.
Relacionar as ideias iluministas com valores liberais atuais, como liberdade e direitos individuais.
Atividade em grupo:
Dividir os alunos em pequenos grupos e pedir que elaborem um resumo dos principais pontos do texto, identificando as contribuições de pelo menos dois pensadores destacados no texto.
Retomar os objetivos da aula, verificando se foram alcançados.
Realizar uma rápida revisão com perguntas orais sobre os conceitos discutidos.
MATERIAL:
Material Seduc Aula 01/2023
1. O
Iluminismo foi a corrente de pensamento dominante na Europa do século XVIII e
defendeu o predomínio da razão sobre a fé, representando a visão de mundo da
burguesia. Seus pensadores negavam as doutrinas absolutistas e mercantilistas e
apoiavam valores liberais, tanto na política quanto na economia.
ORIGENS
2. Os primeiros teóricos do Iluminismo introduziram as bases do movimento ainda no século XVII, influenciados pelas transformações que vinham ocorrendo na Europa, como o Renascimento, a Reforma Religiosa, a expansão marítimo-comercial e a ascensão da burguesia.
3. O racionalismo foi fundamentado como método científico pelo francês René Descartes, que, em 1637, estabeleceu a razão como único caminho para o conhecimento. Descartes partia de verdades básicas - axiomas - para atingir conhecimentos mais amplos. Seu primeiro axioma ficou famoso: "Penso, logo existo". Segundo o pensamento iluminista, o avanço do conhecimento poderia se dar tanto pela via de racionalismo abstrato de Descartes como pela via do empirismo inglês.
4. Nas ciências exatas, o físico inglês Isaac Newton também revolucionou o pensamento da época, ao afirmar que o universo seria regido por leis próprias, que podem ser conhecidas pelo homem por meio da ciência.
5. O holandês Baruch de Espinosa demonstrou que o Universo é inteligível, ou seja, pode ser conhecido por meio da razão. Ele mostrou que os mistérios, os milagres e as coisas ocultas são fruto da nossa imaginação, devido ao medo que temos dos males que podem nos atingir e das necessidades e privações que podemos enfrentar. O pensamento de Espinosa é uma crítica radical a todas as formas de irracionalismo e superstição, seja na religião, na política ou na filosofia.
6. Os princípios da política iluminista - liberalismo - foram formulados pelo filósofo inglês John Locke, que defendia uma relação contratual entre o monarca e seus súditos. Para Locke, o homem possuía direitos como liberdade e propriedade privada, e cabia ao Estado proteger esses direitos, o que limitava seu poder.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Atividade escrita:
Os alunos responderão às seguintes questões sobre o texto:
Quais eventos influenciaram as origens do Iluminismo?
Explique a frase "Penso, logo existo", de Descartes.
Quais são os princípios políticos defendidos por John Locke?
Como Espinosa criticava as superstições e os milagres?
Avaliar a clareza, completude e precisão das respostas.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Fornecer as mesmas questões, mas com simplificação na linguagem:
Quem foi importante para o início do Iluminismo?
O que Descartes quis dizer com "Penso, logo existo"?
O que Locke defendia sobre a liberdade e os direitos das pessoas?
O que Espinosa pensava sobre os milagres?
Incentivar respostas curtas e diretas, permitindo que utilizem o texto como apoio.
Valorizar o esforço em participar e compreender os conceitos centrais.
Nossa aula foi:
8ºA,
8ºB,
O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise.
(EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
A questão do iluminismo e da ilustração:
Iluminismo, racionalismo e os ideais burgueses
Os objetivos da aula são:
Identificar as origens e os fundamentos do Iluminismo na Europa.
Reconhecer os principais pensadores iluministas e suas contribuições.
Compreender as bases do racionalismo e empirismo no contexto do Iluminismo.
Refletir sobre a relação entre o pensamento iluminista e as mudanças políticas, econômicas e sociais do século XVIII.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Apresentar o tema: Explicar o que foi o Século das Luzes, situando-o no contexto do século XVIII e sua relação com o desenvolvimento da razão e ciência.
Motivar os alunos: Perguntar se eles conhecem frases ou pensamentos famosos que mudaram a história, relacionando com a frase "Penso, logo existo" de Descartes.
Leitura orientada:
Distribuir o texto "Século das Luzes: origens" aos alunos.
Realizar a leitura em voz alta, alternando com os alunos, explicando palavras ou conceitos mais difíceis, como "axioma" e "empirismo".
Discussão guiada:
Refletir com a turma sobre o impacto das ideias de Descartes, Newton, Espinosa e Locke na sociedade da época.
Relacionar as ideias iluministas com valores liberais atuais, como liberdade e direitos individuais.
Atividade em grupo:
Dividir os alunos em pequenos grupos e pedir que elaborem um resumo dos principais pontos do texto, identificando as contribuições de pelo menos dois pensadores destacados no texto.
Retomar os objetivos da aula, verificando se foram alcançados.
Realizar uma rápida revisão com perguntas orais sobre os conceitos discutidos.
MATERIAL:
Material Seduc Aula 01/2023
ORIGENS
2. Os primeiros teóricos do Iluminismo introduziram as bases do movimento ainda no século XVII, influenciados pelas transformações que vinham ocorrendo na Europa, como o Renascimento, a Reforma Religiosa, a expansão marítimo-comercial e a ascensão da burguesia.
3. O racionalismo foi fundamentado como método científico pelo francês René Descartes, que, em 1637, estabeleceu a razão como único caminho para o conhecimento. Descartes partia de verdades básicas - axiomas - para atingir conhecimentos mais amplos. Seu primeiro axioma ficou famoso: "Penso, logo existo". Segundo o pensamento iluminista, o avanço do conhecimento poderia se dar tanto pela via de racionalismo abstrato de Descartes como pela via do empirismo inglês.
4. Nas ciências exatas, o físico inglês Isaac Newton também revolucionou o pensamento da época, ao afirmar que o universo seria regido por leis próprias, que podem ser conhecidas pelo homem por meio da ciência.
5. O holandês Baruch de Espinosa demonstrou que o Universo é inteligível, ou seja, pode ser conhecido por meio da razão. Ele mostrou que os mistérios, os milagres e as coisas ocultas são fruto da nossa imaginação, devido ao medo que temos dos males que podem nos atingir e das necessidades e privações que podemos enfrentar. O pensamento de Espinosa é uma crítica radical a todas as formas de irracionalismo e superstição, seja na religião, na política ou na filosofia.
6. Os princípios da política iluminista - liberalismo - foram formulados pelo filósofo inglês John Locke, que defendia uma relação contratual entre o monarca e seus súditos. Para Locke, o homem possuía direitos como liberdade e propriedade privada, e cabia ao Estado proteger esses direitos, o que limitava seu poder.
Atividade escrita:
Os alunos responderão às seguintes questões sobre o texto:
Quais eventos influenciaram as origens do Iluminismo?
Explique a frase "Penso, logo existo", de Descartes.
Quais são os princípios políticos defendidos por John Locke?
Como Espinosa criticava as superstições e os milagres?
Avaliar a clareza, completude e precisão das respostas.
Fornecer as mesmas questões, mas com simplificação na linguagem:
Quem foi importante para o início do Iluminismo?
O que Descartes quis dizer com "Penso, logo existo"?
O que Locke defendia sobre a liberdade e os direitos das pessoas?
O que Espinosa pensava sobre os milagres?
Incentivar respostas curtas e diretas, permitindo que utilizem o texto como apoio.
Valorizar o esforço em participar e compreender os conceitos centrais.
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