TEMA: Século das
Luzes
Nossa aula foi:
8ºA,sexta-feira,
24 de janeiro de 2025 .
8ºB,segunda-feira,
27 de janeiro de 2025 .
EIXO TEMÁTICO
O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise.
HABILIDADES
(EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
A questão do iluminismo e da ilustração:
CONTEÚDO
Iluminismo, racionalismo e os ideais burgueses
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Identificar as ideias centrais do Iluminismo e seus principais pensadores.
Compreender os princípios iluministas como a laicização, liberdade e igualdade jurídica.
Relacionar o Iluminismo com os movimentos de transformação social e política do século XVIII.
Analisar a importância das ideias de Voltaire, Montesquieu e Rousseau no contexto histórico.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Contextualizar o tema: Apresentar brevemente o cenário histórico do século XVIII, destacando os avanços científicos, culturais e políticos.
Explorar o conceito de "Luzes": Perguntar aos alunos o que eles acham que significa "iluminar o pensamento" e relacionar ao uso da razão.
Distribuir o texto "Século das Luzes".
Realizar a leitura coletiva, com explicação de conceitos como "racionalismo", "laicização" e "despotismo esclarecido".
Discussão em sala:
Perguntar aos alunos qual princípio iluminista eles acham mais importante e por quê.
Relacionar as ideias de Voltaire, Montesquieu e Rousseau com eventos históricos, como a Revolução Francesa e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
Atividade prática:
Em duplas, os alunos criarão um cartaz ou esboço de cartaz sobre um dos princípios iluministas (exemplo: "Liberdade como direito natural").
Revisar os objetivos da aula com perguntas rápidas:
Quem foram os principais pensadores do Iluminismo?
Qual era a crítica de Voltaire à Igreja?
O que Rousseau dizia sobre o "bom selvagem"?
Expor os cartazes produzidos pela turma (se possível).
MATERIAL:
Material Seduc Aula 01/2023
1. No
século XVIII, a Europa viveu o ápice das transformações ideológicas e culturais
iniciadas com o Renascimento nos séculos XV e XVI. Voltados para o estudo da
sociedade e da natureza, os filósofos da época acreditavam que o uso da razão
era indispensável para alcançar a verdade, base da compreensão dos fenômenos
naturais e do funcionamento da sociedade. Por considerarem a necessidade de
"iluminar o pensamento humano com a razão", esses pensadores foram
chamados filósofos iluministas.
2. Os importantes avanços econômicos, culturais e científicos levaram à crença de que o destino da humanidade era o progresso. O auge dessa efervescência se deu no século XVIII - o "século das luzes". Além do racionalismo e do liberalismo, outro princípio iluminista é o anticlericalismo - posição política contrária ao poder da Igreja.
3. Os três nomes mais significativos do Iluminismo francês foram os filósofos Voltaire. Montesquieu e Jean-Jacques Rousseau. O primeiro, ligado à alta burguesia, era um crítico fervoroso do absolutismo, da nobreza e, principalmente, da Igreja. Na política, Voltaire foi um dos inspiradores do despotismo esclarecido. Rousseau era identificado com a baixa burguesia e com os trabalhadores miseráveis, posicionando-se a favor do Estado democrático e republicano. Trabalhou com a noção do bom selvagem, segundo a qual o homem nasce bom, mas depois é corrompido pela sociedade. Foi o maior ideólogo da Revolução Francesa.
OS MAIS IMPORTANTES PRINCÍPIOS DO ILUMINISMO
- A laicização do Estado, ou seja, a separação entre política e religião;
- A laicização do ensino, que tornou a educação responsabilidade do Estado, sem a interferência do clero;
- O combate à escravidão;
- A liberdade como direito natural e inalienável de todo ser humano;
- A igualdade jurídica, ou seja, o combate às diferenças entre as ordens sociais, antes legitimadas pelo Estado absolutista;
- O confisco das propriedades eclesiásticas, a limitação dos poderes inquisitoriais da Igreja e a concessão de liberdade religiosa aos súditos.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Atividade escrita:
Os alunos responderão às seguintes perguntas sobre o texto:
O que os iluministas defendiam sobre a relação entre razão e verdade?
Cite dois princípios iluministas e explique sua importância.
Quem foi Rousseau e quais eram suas principais ideias?
Qual era a crítica do Iluminismo ao poder da Igreja?
Avaliar a capacidade de interpretação e aplicação do conhecimento.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
As perguntas serão simplificadas, permitindo respostas curtas:
O que significa "Século das Luzes"?
Escreva dois princípios iluministas.
Quem foi Voltaire?
O que Rousseau dizia sobre o homem?
Os alunos poderão consultar o texto e usar desenhos ou palavras-chave nas respostas.
Nossa aula foi:
8ºA,
8ºB,
O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise.
(EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
A questão do iluminismo e da ilustração:
Iluminismo, racionalismo e os ideais burgueses
Os objetivos da aula são:
Identificar as ideias centrais do Iluminismo e seus principais pensadores.
Compreender os princípios iluministas como a laicização, liberdade e igualdade jurídica.
Relacionar o Iluminismo com os movimentos de transformação social e política do século XVIII.
Analisar a importância das ideias de Voltaire, Montesquieu e Rousseau no contexto histórico.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Contextualizar o tema: Apresentar brevemente o cenário histórico do século XVIII, destacando os avanços científicos, culturais e políticos.
Explorar o conceito de "Luzes": Perguntar aos alunos o que eles acham que significa "iluminar o pensamento" e relacionar ao uso da razão.
Distribuir o texto "Século das Luzes".
Realizar a leitura coletiva, com explicação de conceitos como "racionalismo", "laicização" e "despotismo esclarecido".
Discussão em sala:
Perguntar aos alunos qual princípio iluminista eles acham mais importante e por quê.
Relacionar as ideias de Voltaire, Montesquieu e Rousseau com eventos históricos, como a Revolução Francesa e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
Atividade prática:
Em duplas, os alunos criarão um cartaz ou esboço de cartaz sobre um dos princípios iluministas (exemplo: "Liberdade como direito natural").
Revisar os objetivos da aula com perguntas rápidas:
Quem foram os principais pensadores do Iluminismo?
Qual era a crítica de Voltaire à Igreja?
O que Rousseau dizia sobre o "bom selvagem"?
Expor os cartazes produzidos pela turma (se possível).
MATERIAL:
Material Seduc Aula 01/2023
2. Os importantes avanços econômicos, culturais e científicos levaram à crença de que o destino da humanidade era o progresso. O auge dessa efervescência se deu no século XVIII - o "século das luzes". Além do racionalismo e do liberalismo, outro princípio iluminista é o anticlericalismo - posição política contrária ao poder da Igreja.
3. Os três nomes mais significativos do Iluminismo francês foram os filósofos Voltaire. Montesquieu e Jean-Jacques Rousseau. O primeiro, ligado à alta burguesia, era um crítico fervoroso do absolutismo, da nobreza e, principalmente, da Igreja. Na política, Voltaire foi um dos inspiradores do despotismo esclarecido. Rousseau era identificado com a baixa burguesia e com os trabalhadores miseráveis, posicionando-se a favor do Estado democrático e republicano. Trabalhou com a noção do bom selvagem, segundo a qual o homem nasce bom, mas depois é corrompido pela sociedade. Foi o maior ideólogo da Revolução Francesa.
OS MAIS IMPORTANTES PRINCÍPIOS DO ILUMINISMO
- A laicização do Estado, ou seja, a separação entre política e religião;
- A laicização do ensino, que tornou a educação responsabilidade do Estado, sem a interferência do clero;
- O combate à escravidão;
- A liberdade como direito natural e inalienável de todo ser humano;
- A igualdade jurídica, ou seja, o combate às diferenças entre as ordens sociais, antes legitimadas pelo Estado absolutista;
- O confisco das propriedades eclesiásticas, a limitação dos poderes inquisitoriais da Igreja e a concessão de liberdade religiosa aos súditos.
Atividade escrita:
Os alunos responderão às seguintes perguntas sobre o texto:
O que os iluministas defendiam sobre a relação entre razão e verdade?
Cite dois princípios iluministas e explique sua importância.
Quem foi Rousseau e quais eram suas principais ideias?
Qual era a crítica do Iluminismo ao poder da Igreja?
Avaliar a capacidade de interpretação e aplicação do conhecimento.
As perguntas serão simplificadas, permitindo respostas curtas:
O que significa "Século das Luzes"?
Escreva dois princípios iluministas.
Quem foi Voltaire?
O que Rousseau dizia sobre o homem?
Os alunos poderão consultar o texto e usar desenhos ou palavras-chave nas respostas.
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