Aula 6 Os principais precursores do Iluminismo

TEMA: Os principais precursores do Iluminismo
Nossa aula foi:
8ºA, Clique ou toque aqui para inserir uma data..
8ºB, segunda-feira, 27 de janeiro de 2025.
 
EIXO TEMÁTICO
O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise.
 
HABILIDADES
(EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
A questão do iluminismo e da ilustração:
 
CONTEÚDO
Iluminismo, racionalismo e os ideais burgueses
 
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Identificar os precursores do Iluminismo e suas principais ideias.
Compreender as contribuições dos iluministas do século XVIII para o pensamento moderno.
Relacionar os conceitos iluministas à formação das sociedades democráticas contemporâneas.
Reconhecer a importância da Enciclopédia no contexto do Iluminismo.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Contextualizar o tema: Explicar a transição do pensamento tradicional para o racionalismo iluminista, destacando os desafios enfrentados pelos pensadores da época.
Motivar os alunos: Apresentar uma frase famosa de um iluminista, como "Penso, logo existo" (Descartes) ou "O homem nasce livre, e por toda parte está acorrentado" (Rousseau), pedindo que os alunos reflitam sobre seu significado.
Leitura do texto:
Distribuir o texto "Os principais precursores do Iluminismo".
Realizar a leitura coletiva, com explicações complementares sobre os pensadores e suas ideias.
Discussão guiada:
Perguntar aos alunos:
Qual a diferença entre o pensamento de Francis Bacon e René Descartes?
Por que John Locke é considerado o "pai do liberalismo político"?
Qual a importância da Enciclopédia no contexto do Iluminismo?
Atividade em grupo:
Dividir os alunos em pequenos grupos e pedir que elaborem um cartaz ou resumo destacando:
Um precursor e sua principal ideia.
Um iluminista do século XVIII e sua contribuição para a sociedade.
Revisar os principais conceitos da aula com perguntas rápidas:
Quem criou a frase "Penso, logo existo"?
O que Montesquieu propôs sobre os poderes do Estado?
Por que a Enciclopédia foi proibida pelo governo e pela Igreja?
Expor os cartazes ou resumos dos grupos, promovendo uma troca de ideias.
MATERIAL:
Material Seduc Aula 01/2023
 
- Francis Bacon (1561-1626). Propôs o método experimental para a conquista do conhecimento, que procura analisar detalhadamente as diversas circunstâncias em que ocorre um fenômeno e a relação entre elas.
- René Descartes (1596-1650). Defendia a razão como o único meio para atingir o verdadeiro conhecimento científico. Acreditava que a expressão "Penso, logo existo" era a base para a construção de verdades universais.
- John Locke (1632-1704). Considerado o "pai do liberalismo político" e o mais importante precursor do iluminismo, opunha-se à concentração de poderes nas mãos do rei e propunha que o poder legislativo representasse o verdadeiro poder do Estado.
- Isaac Newton (1642-1727). Com a teoria da gravitação universal, afirmou que o Universo é dirigido por leis físicas invariáveis.
OS PRINCIPAIS ILUMINISTAS DO SÉCULO XVIII
- Barão de Montesquieu (1689-1775). Apoiava a limitação da soberania dos reis e propunha a divisão dos poderes do Estado em legislativo, executivo e judiciário.
- Voltaire (1694-1778). Notabilizou-se como defensor da liberdade de expressão e combateu o absolutismo e a intolerância.
- Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). É considerado o pai da democracia. Defendia a ideia de que o homem é naturalmente bom, porém a sociedade o corrompe. Segundo Rousseau, as desavenças e as desigualdades entre os homens se iniciaram com a propriedade privada. Em 1762, escreveu O contrato social, no qual afirmava que somente os pactos sociais poderiam legitimar a autoridade.
- Denis Diderot (1713-1784) e Jean d'Alembert (1717-1783). Diderot dirigiu a elaboração e a publicação da Enciclopédia das ciências, artes e ofícios - ou apenas Enciclopédia - com a colaboração do matemático D'Alembert. Contando com o trabalho de 120 autores, os enciclopedistas pretendiam agrupar na obra todo o conhecimento da época. Iniciada em 1751, foi concluída em 1772, mas sua divulgação foi proibida pelo governo francês e pela Igreja católica, que a incluiu no Índex (lista de livros proibidos).
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Atividade escrita:
Os alunos responderão às seguintes perguntas:
Explique o método experimental proposto por Francis Bacon.
Qual era a visão de Jean-Jacques Rousseau sobre a sociedade?
Qual a principal contribuição de Montesquieu para a política moderna?
O que a Enciclopédia simboliza no contexto do Iluminismo?
Avaliar a clareza e profundidade das respostas.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Questões simplificadas para respostas diretas:
Quem propôs o método experimental?
O que Rousseau dizia sobre o homem e a sociedade?
Por que a Enciclopédia era importante?
Qual era a ideia de Montesquieu sobre o poder do Estado?
Os alunos poderão consultar o texto e usar palavras-chave nas respostas.

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