Aula 7 Despotismo esclarecido

TEMA: Despotismo esclarecido
Nossa aula foi:
8ºA, Clique ou toque aqui para inserir uma data..
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EIXO TEMÁTICO
O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise.
 
HABILIDADES
(EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
A questão do iluminismo e da ilustração:
 
CONTEÚDO
Iluminismo, racionalismo e os ideais burgueses
 
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender o conceito de despotismo esclarecido e seu papel na tentativa de modernização das monarquias absolutistas.
Identificar as características centrais do Iluminismo, como racionalismo, cientificismo e liberalismo.
Relacionar os ideais iluministas com eventos históricos, como a Revolução Francesa.
Refletir sobre o impacto do pensamento iluminista na sociedade contemporânea.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Introdução ao tema: Perguntar aos alunos: "Vocês acham que é possível um governante absoluto adotar ideias modernas e ainda manter seu poder?"
Relacionar a resposta com o conceito de despotismo esclarecido e introduzir o contexto histórico em que surgiu.
Leitura e explicação do texto:
Distribuir o texto "Despotismo esclarecido".
Realizar a leitura coletiva, destacando os principais pontos, como as medidas adotadas pelos déspotas esclarecidos e as características do Iluminismo.
Discussão em sala:
Perguntar:
Por que alguns soberanos adotaram medidas iluministas?
Qual é a contradição do despotismo esclarecido?
Quais características do Iluminismo são mais evidentes no nosso mundo atual?
Atividade prática:
Dividir os alunos em grupos e pedir que elaborem um quadro comparativo com as seguintes colunas:
Déspota esclarecido
Medidas adotadas
Contradições das medidas
Os grupos podem escolher um dos déspotas mencionados no texto para detalhar no quadro.
Revisão rápida: Fazer perguntas diretas aos alunos:
Qual era o objetivo do despotismo esclarecido?
Cite dois déspotas esclarecidos e suas ações.
Quais são as principais características do Iluminismo?
Pedir aos alunos que compartilhem os quadros comparativos e discutam suas conclusões.
MATERIAL:
Material Seduc Aula 01/2023
 
Despotismo esclarecido
O Iluminismo aterrorizava os soberanos. No entanto, alguns viram que, para se manter no poder, era preciso adotar reformas de cunho iluminista. Essa tentativa de modernização ficou conhecida como despotismo esclarecido. Seu objetivo era aliviar as tensões entre a nobreza e a burguesia e preservar as monarquias absolutistas europeias.
Algumas das medidas adotadas por esses governantes foram a limitação do poder da Igreja Católica e a redução dos privilégios da aristocracia e do clero. Os principais déspotas esclarecidos foram Frederico II, da Prússia; o marquês de Pombal, ministro de dom José I, de Portugal; Catarina II, da Rússia; e José II, da Áustria. Apesar das mudanças, a participação política da burguesia e do povo continuava limitada, o que levaria a revoltas, entre elas a Revolução Francesa, em 1789.
Características do Iluminismo
Racionalismo: a Razão surge no Iluminismo como uma propriedade humana. Assim, por meio dela é que é possível desvendar o mundo, ou seja, lançar uma luz – daí o nome “Iluminismo” – nos fenômenos naturais.
Cientificismo: com o Iluminismo, a ciência é contraposta à religião, sendo considerada a forma mais confiável e verdadeira de conhecimento.
Progresso: por meio da Razão e da ciência, a humanidade seria capaz de se aprimorar e alcançar cada vez mais um estado aperfeiçoado. Por essa razão, os tempos passados dominados pela Igreja Católica foram chamados de “séculos das trevas”.
Liberalismo: uma das maiores críticas do movimento burguês contra o sistema monárquico é a concentração de privilégios nas mãos de poucos. Na ideia liberal, todos os indivíduos devem ser iguais, liberando-os das tradições e das amarras sociais.
“Liberdade, igualdade e fraternidade”: esse é um lema conhecido da Revolução Francesa. A frase mostra a força que os ideais iluministas tiveram para desencadear tais mudanças sociais.
Virtudes: os filósofos iluministas são também conhecidos por pensarem a respeito das virtudes humanas. Nesse sentido, o ser humano passa o centro da reflexão, substituindo a figura de Deus.
Modernidade: o momento de apogeu do Iluminismo foi considerado o “século das luzes”, em contraposição aos “séculos das trevas” passados. Desse modo, o pensamento iluminista situa o momento atual como o mais moderno, e o passado como sempre uma versão atrasada do presente.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Atividade escrita:
Os alunos responderão às seguintes questões:
Explique o conceito de despotismo esclarecido.
Cite dois governantes considerados déspotas esclarecidos e uma medida adotada por cada um.
Escolha uma característica do Iluminismo e explique sua importância.
Por que o Iluminismo é chamado de "século das luzes"?
Avaliar a capacidade de análise e interpretação do texto, além da aplicação do conteúdo.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Questões com linguagem simplificada:
O que é despotismo esclarecido?
Quem foi Frederico II e o que ele fez?
Qual é uma característica do Iluminismo?
Por que o Iluminismo é importante?
Permitir que os alunos usem o texto como referência e respondam com frases curtas ou palavras-chave.

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