TEMA: Revoluções
inglesas: ascensão da burguesia
Nossa aula foi:
8ºA,Clique
ou toque aqui para inserir uma data. .
8ºB,Clique
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EIXO TEMÁTICO
O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise.
HABILIDADES
(EF08HI02) Identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
As revoluções inglesas e os princípios do liberalismo:
CONTEÚDO
Política e sociedade na Inglaterra dos séculos XVI e XVII
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender o contexto histórico e social da Inglaterra no período anterior às Revoluções Inglesas.
Identificar os fatores que contribuíram para a ascensão da burguesia, como a Lei dos Cercamentos de Terras.
Relacionar as mudanças econômicas e sociais da Inglaterra com os primeiros indícios da Revolução Industrial.
Refletir sobre o impacto das políticas adotadas pelos monarcas Tudor na estrutura socioeconômica da época.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Introdução ao tema: Perguntar aos alunos:
"Vocês sabem como a burguesia começou a ganhar força na Europa?"
Relacionar essa questão com o contexto das Revoluções Inglesas e a transição do feudalismo para o capitalismo.
Apresentar a imagem de Elisabeth I e sua importância histórica, destacando a pirataria e o investimento na marinha inglesa.
Leitura e explicação do texto:
Distribuir o texto "Revoluções inglesas: ascensão da burguesia".
Realizar a leitura coletiva, explicando conceitos como "Lei dos Cercamentos de Terras", êxodo rural e manufaturas têxteis.
Discussão guiada:
Fazer perguntas:
Por que as terras confiscadas da Igreja Católica foram importantes para a economia inglesa?
Como a Lei dos Cercamentos impactou os camponeses e a burguesia?
Por que a criação de ovelhas foi estratégica para o desenvolvimento das manufaturas têxteis?
Atividade prática:
Dividir os alunos em grupos e propor que criem uma linha do tempo destacando os eventos principais descritos no texto, como:
Confisco das terras da Igreja.
Lei dos Cercamentos de Terras.
Êxodo rural.
Indícios da Revolução Industrial.
Revisão rápida:
Perguntar aos alunos:
O que motivou o êxodo rural na Inglaterra?
Qual foi o papel das ovelhas no fortalecimento das manufaturas têxteis?
Pedir que compartilhem as linhas do tempo produzidas e discutam as conexões entre os eventos.
MATERIAL:
Material Seduc Aula 02/2023
1. Para
entender sobre as Revoluções Inglesas, que aconteceram no século XVII, antes é
necessário compreender a situação em que se encontrava a Inglaterra antes desse
período. No século XVI, o país inglês passava por alguns momentos transitórios,
já que características feudais ainda eram existentes no local, principalmente
em relação ao comércio e ao plantio das terras.
2. Elisabeth I, que era uma rainha da dinastia Tudor, filha de Henrique VIII, iniciou um novo processo comercial no país, investindo na marinha inglesa e na pirataria, com o intuito de fortalecer a economia da época. Outra questão importante é referente as terras que Henrique VIII confiscou da Igreja Católica, quando transformou a Inglaterra em anglicana. Essas terras foram vendidas, gerando lucro.
3. No mesmo período, foi instituída uma lei chamada Lei dos Cercamentos de Terras, em que as terras que eram utilizadas de maneira geral passaram a ser cercadas e vendidas para nobres burgueses, que investiam nesses espaços.
4. Essas áreas foram concentradas, gerando um êxodo rural. Já que os camponeses não possuíam mais espaços naquele território, eles passaram a ir para a cidade, em busca de novos trabalhos, a exemplo das manufaturas têxteis.
5. Como nada é por acaso, na maior parte das terras que foram vendidas havia uma grande criação de ovelhas, para a produção de lã, que eram vendidas para as cidades onde se instalavam as produtoras têxteis. Então, uma servia de matéria-prima para a outra, que gerou em seguida os primeiros indícios da Revolução Industrial.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Atividade escrita:
Os alunos responderão às seguintes perguntas:
Explique a importância da Lei dos Cercamentos de Terras para a economia inglesa.
Como as terras confiscadas da Igreja Católica contribuíram para o fortalecimento da burguesia?
O que motivou o êxodo rural e qual foi seu impacto na sociedade da época?
Relacione as mudanças econômicas na Inglaterra com os primeiros indícios da Revolução Industrial.
Avaliar a interpretação do texto e a capacidade de relacionar os eventos históricos.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Questões com linguagem simplificada:
O que era a Lei dos Cercamentos de Terras?
O que aconteceu com os camponeses por causa dessa lei?
Por que a criação de ovelhas era importante para a economia?
Como as mudanças nas terras ajudaram a burguesia?
Permitir que os alunos usem o texto como apoio e respondam com palavras-chave ou desenhos.
Nossa aula foi:
8ºA,
8ºB,
O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise.
(EF08HI02) Identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
As revoluções inglesas e os princípios do liberalismo:
Política e sociedade na Inglaterra dos séculos XVI e XVII
Os objetivos da aula são:
Compreender o contexto histórico e social da Inglaterra no período anterior às Revoluções Inglesas.
Identificar os fatores que contribuíram para a ascensão da burguesia, como a Lei dos Cercamentos de Terras.
Relacionar as mudanças econômicas e sociais da Inglaterra com os primeiros indícios da Revolução Industrial.
Refletir sobre o impacto das políticas adotadas pelos monarcas Tudor na estrutura socioeconômica da época.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Introdução ao tema: Perguntar aos alunos:
"Vocês sabem como a burguesia começou a ganhar força na Europa?"
Relacionar essa questão com o contexto das Revoluções Inglesas e a transição do feudalismo para o capitalismo.
Apresentar a imagem de Elisabeth I e sua importância histórica, destacando a pirataria e o investimento na marinha inglesa.
Leitura e explicação do texto:
Distribuir o texto "Revoluções inglesas: ascensão da burguesia".
Realizar a leitura coletiva, explicando conceitos como "Lei dos Cercamentos de Terras", êxodo rural e manufaturas têxteis.
Discussão guiada:
Fazer perguntas:
Por que as terras confiscadas da Igreja Católica foram importantes para a economia inglesa?
Como a Lei dos Cercamentos impactou os camponeses e a burguesia?
Por que a criação de ovelhas foi estratégica para o desenvolvimento das manufaturas têxteis?
Atividade prática:
Dividir os alunos em grupos e propor que criem uma linha do tempo destacando os eventos principais descritos no texto, como:
Confisco das terras da Igreja.
Lei dos Cercamentos de Terras.
Êxodo rural.
Indícios da Revolução Industrial.
Revisão rápida:
Perguntar aos alunos:
O que motivou o êxodo rural na Inglaterra?
Qual foi o papel das ovelhas no fortalecimento das manufaturas têxteis?
Pedir que compartilhem as linhas do tempo produzidas e discutam as conexões entre os eventos.
MATERIAL:
Material Seduc Aula 02/2023
2. Elisabeth I, que era uma rainha da dinastia Tudor, filha de Henrique VIII, iniciou um novo processo comercial no país, investindo na marinha inglesa e na pirataria, com o intuito de fortalecer a economia da época. Outra questão importante é referente as terras que Henrique VIII confiscou da Igreja Católica, quando transformou a Inglaterra em anglicana. Essas terras foram vendidas, gerando lucro.
3. No mesmo período, foi instituída uma lei chamada Lei dos Cercamentos de Terras, em que as terras que eram utilizadas de maneira geral passaram a ser cercadas e vendidas para nobres burgueses, que investiam nesses espaços.
4. Essas áreas foram concentradas, gerando um êxodo rural. Já que os camponeses não possuíam mais espaços naquele território, eles passaram a ir para a cidade, em busca de novos trabalhos, a exemplo das manufaturas têxteis.
5. Como nada é por acaso, na maior parte das terras que foram vendidas havia uma grande criação de ovelhas, para a produção de lã, que eram vendidas para as cidades onde se instalavam as produtoras têxteis. Então, uma servia de matéria-prima para a outra, que gerou em seguida os primeiros indícios da Revolução Industrial.
Atividade escrita:
Os alunos responderão às seguintes perguntas:
Explique a importância da Lei dos Cercamentos de Terras para a economia inglesa.
Como as terras confiscadas da Igreja Católica contribuíram para o fortalecimento da burguesia?
O que motivou o êxodo rural e qual foi seu impacto na sociedade da época?
Relacione as mudanças econômicas na Inglaterra com os primeiros indícios da Revolução Industrial.
Avaliar a interpretação do texto e a capacidade de relacionar os eventos históricos.
Questões com linguagem simplificada:
O que era a Lei dos Cercamentos de Terras?
O que aconteceu com os camponeses por causa dessa lei?
Por que a criação de ovelhas era importante para a economia?
Como as mudanças nas terras ajudaram a burguesia?
Permitir que os alunos usem o texto como apoio e respondam com palavras-chave ou desenhos.
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