TEMA: Revoluções
inglesas I
Nossa aula foi:
8ºA,Clique
ou toque aqui para inserir uma data. .
8ºB,Clique
ou toque aqui para inserir uma data. .
EIXO TEMÁTICO
O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise.
HABILIDADES
(EF08HI02) Identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
As revoluções inglesas e os princípios do liberalismo:
CONTEÚDO
Política e sociedade na Inglaterra dos séculos XVI e XVII
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender os principais momentos e causas das Revoluções Inglesas entre 1642 e 1689.
Analisar o papel das dinastias Tudor e Stuart no contexto político e social da Inglaterra.
Identificar os impactos da intolerância religiosa e do autoritarismo real nas tensões com o Parlamento.
Reconhecer o significado da Revolução Puritana e sua importância na consolidação do poder burguês.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Introdução ao tema: Apresentar uma linha do tempo com os principais momentos das Revoluções Inglesas.
Perguntar aos alunos:
"O que vocês sabem sobre reis que governam como se tivessem poderes absolutos?"
Relacionar com o conceito de absolutismo e introduzir as tensões que levaram às Revoluções Inglesas.
Leitura e explicação do texto:
Distribuir o texto "Revoluções Inglesas I".
Realizar a leitura coletiva, destacando os eventos principais, como a morte de Elisabeth I, o início da dinastia Stuart, o autoritarismo de Jaime I e Carlos I, e a Revolução Puritana.
Discussão guiada:
Levantar perguntas para estimular a reflexão:
Por que a morte de Elisabeth I marcou uma transição importante na história da Inglaterra?
O que significava o "Direito Divino dos Reis" e por que gerou conflitos com o Parlamento?
Como o imposto "Ship Money" afetou a relação entre o rei e a sociedade?
Atividade prática:
Dividir os alunos em grupos e propor que criem um quadro com as seguintes colunas:
Evento histórico
Reação do Parlamento e da sociedade
Impactos para a Revolução
Exemplos: Intolerância religiosa de Jaime I, Guerra Civil contra Carlos I, execução do rei, governo de Oliver Cromwell.
Revisão rápida: Fazer perguntas diretas aos alunos:
Quem foi o primeiro rei da dinastia Stuart?
Por que o "Direito Divino dos Reis" foi criticado?
O que aconteceu com Carlos I após a Guerra Civil?
Expor os quadros produzidos pelos grupos e discutir as respostas.
MATERIAL:
Material Seduc Aula 02/2023
1. Com
uma duração de quase 50 anos, entre 1642 e 1689, as Revoluções Inglesas foram
cercadas por quatro momentos específicos. Esse período foi considerado a
primeira grande revolução da burguesia dentro da Europa e o início de uma
mudança de tempos que questionava o Absolutismo e a nobreza no poder.
2. Tudo começou com a morte da rainha Elisabeth I, conhecida como a rainha virgem, pois não havia gerado um sucessor. Foi então que se iniciou uma nova era, a da dinastia Stuart. O primeiro rei a governar nessa época foi o Jaime I. A princípio, ele começou a inserir diversas mudanças que não agradaram ao Parlamento, nem tão pouco a sociedade. A primeira dela foi a chamada Intolerância Religiosa. Por ter influências católicas, ele não permitia o Calvinismo, perseguindo aqueles que praticavam tal religião. Além disso, ele passou a aderir ao que foi chamado de Direito Divino dos Reis, concedia aos monarcas grandes poderes no governo do Estado. Porém, não se tratava de uma teoria política prática, e sim um aglomerado de ideias e crenças.
3. Com isso, Jaime I começa a mostrar um poder autoritário, onde a única opinião que interessava era a do rei, desagradando então o Parlamento. Ele morreu em 1625, sendo sucedido pelo filho Carlos I, que permaneceu com os mesmos ideais do pai, além de mudar as tarifas alfandegárias e implementando o que foi chamado de Ship Money, que era o imposto cobrado anteriormente apenas em regiões portuárias, e com a chegada do novo rei passou a ser exigido em todas as cidades inglesas.
4. Após tantas desavenças entre o rei e o Parlamento, foi instalada uma Guerra Civil, quando o exército de Carlos I foi derrotado e ele foi executado, em 1649, após ser condenado por traição contra Inglaterra. Entre os anos de 1649 e 1658, ocorreu o que foi chamado de Revolução Puritana. Na época, a Inglaterra era governada por Oliver Cromwell, que também acreditava no autoritarismo do rei como base do governo.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Atividade escrita:
Os alunos responderão às seguintes perguntas:
Explique por que a morte de Elisabeth I foi um marco para a política inglesa.
Qual foi o impacto da Intolerância Religiosa de Jaime I na sociedade inglesa?
O que foi o "Ship Money" e por que gerou descontentamento?
O que foi a Revolução Puritana e qual sua importância histórica?
Avaliar a compreensão dos eventos históricos e a capacidade de relacionar causa e consequência.
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Questões simplificadas:
Quem foi a rainha que morreu sem deixar herdeiros?
O que foi o "Ship Money"?
Quem governou a Inglaterra durante a Revolução Puritana?
O que aconteceu com Carlos I?
Permitir que os alunos usem o texto como apoio e respondam com frases curtas ou palavras-chave.
Nossa aula foi:
8ºA,
8ºB,
O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise.
(EF08HI02) Identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
As revoluções inglesas e os princípios do liberalismo:
Política e sociedade na Inglaterra dos séculos XVI e XVII
Os objetivos da aula são:
Compreender os principais momentos e causas das Revoluções Inglesas entre 1642 e 1689.
Analisar o papel das dinastias Tudor e Stuart no contexto político e social da Inglaterra.
Identificar os impactos da intolerância religiosa e do autoritarismo real nas tensões com o Parlamento.
Reconhecer o significado da Revolução Puritana e sua importância na consolidação do poder burguês.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Introdução ao tema: Apresentar uma linha do tempo com os principais momentos das Revoluções Inglesas.
Perguntar aos alunos:
"O que vocês sabem sobre reis que governam como se tivessem poderes absolutos?"
Relacionar com o conceito de absolutismo e introduzir as tensões que levaram às Revoluções Inglesas.
Leitura e explicação do texto:
Distribuir o texto "Revoluções Inglesas I".
Realizar a leitura coletiva, destacando os eventos principais, como a morte de Elisabeth I, o início da dinastia Stuart, o autoritarismo de Jaime I e Carlos I, e a Revolução Puritana.
Discussão guiada:
Levantar perguntas para estimular a reflexão:
Por que a morte de Elisabeth I marcou uma transição importante na história da Inglaterra?
O que significava o "Direito Divino dos Reis" e por que gerou conflitos com o Parlamento?
Como o imposto "Ship Money" afetou a relação entre o rei e a sociedade?
Atividade prática:
Dividir os alunos em grupos e propor que criem um quadro com as seguintes colunas:
Evento histórico
Reação do Parlamento e da sociedade
Impactos para a Revolução
Exemplos: Intolerância religiosa de Jaime I, Guerra Civil contra Carlos I, execução do rei, governo de Oliver Cromwell.
Revisão rápida: Fazer perguntas diretas aos alunos:
Quem foi o primeiro rei da dinastia Stuart?
Por que o "Direito Divino dos Reis" foi criticado?
O que aconteceu com Carlos I após a Guerra Civil?
Expor os quadros produzidos pelos grupos e discutir as respostas.
MATERIAL:
Material Seduc Aula 02/2023
2. Tudo começou com a morte da rainha Elisabeth I, conhecida como a rainha virgem, pois não havia gerado um sucessor. Foi então que se iniciou uma nova era, a da dinastia Stuart. O primeiro rei a governar nessa época foi o Jaime I. A princípio, ele começou a inserir diversas mudanças que não agradaram ao Parlamento, nem tão pouco a sociedade. A primeira dela foi a chamada Intolerância Religiosa. Por ter influências católicas, ele não permitia o Calvinismo, perseguindo aqueles que praticavam tal religião. Além disso, ele passou a aderir ao que foi chamado de Direito Divino dos Reis, concedia aos monarcas grandes poderes no governo do Estado. Porém, não se tratava de uma teoria política prática, e sim um aglomerado de ideias e crenças.
3. Com isso, Jaime I começa a mostrar um poder autoritário, onde a única opinião que interessava era a do rei, desagradando então o Parlamento. Ele morreu em 1625, sendo sucedido pelo filho Carlos I, que permaneceu com os mesmos ideais do pai, além de mudar as tarifas alfandegárias e implementando o que foi chamado de Ship Money, que era o imposto cobrado anteriormente apenas em regiões portuárias, e com a chegada do novo rei passou a ser exigido em todas as cidades inglesas.
4. Após tantas desavenças entre o rei e o Parlamento, foi instalada uma Guerra Civil, quando o exército de Carlos I foi derrotado e ele foi executado, em 1649, após ser condenado por traição contra Inglaterra. Entre os anos de 1649 e 1658, ocorreu o que foi chamado de Revolução Puritana. Na época, a Inglaterra era governada por Oliver Cromwell, que também acreditava no autoritarismo do rei como base do governo.
Atividade escrita:
Os alunos responderão às seguintes perguntas:
Explique por que a morte de Elisabeth I foi um marco para a política inglesa.
Qual foi o impacto da Intolerância Religiosa de Jaime I na sociedade inglesa?
O que foi o "Ship Money" e por que gerou descontentamento?
O que foi a Revolução Puritana e qual sua importância histórica?
Avaliar a compreensão dos eventos históricos e a capacidade de relacionar causa e consequência.
Questões simplificadas:
Quem foi a rainha que morreu sem deixar herdeiros?
O que foi o "Ship Money"?
Quem governou a Inglaterra durante a Revolução Puritana?
O que aconteceu com Carlos I?
Permitir que os alunos usem o texto como apoio e respondam com frases curtas ou palavras-chave.
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