Aula 10 Revoluções inglesas II

TEMA: Revoluções inglesas II
Nossa aula foi:
8ºA, Clique ou toque aqui para inserir uma data..
8ºB, Clique ou toque aqui para inserir uma data..
 
EIXO TEMÁTICO
O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise.
 
HABILIDADES
(EF08HI02) Identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
As revoluções inglesas e os princípios do liberalismo:
 
CONTEÚDO
Política e sociedade na Inglaterra dos séculos XVI e XVII
 
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender os eventos que marcaram a restauração da monarquia Stuart e as tensões políticas subsequentes.
Analisar as causas e os desdobramentos da Revolução Gloriosa e sua importância histórica.
Reconhecer o significado da Declaração de Direitos (Bill of Rights) e a transição para a monarquia constitucional na Inglaterra.
Refletir sobre o impacto da Revolução Gloriosa na consolidação do poder parlamentar e na limitação do poder real.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Introdução ao tema:
Perguntar aos alunos: "Vocês acham que é possível uma revolução acontecer sem violência? Por que isso seria importante?"
Relacionar essa pergunta ao contexto da Revolução Gloriosa e explicar por que ela foi "gloriosa".
Exibir uma imagem de Guilherme de Orange e perguntar o que eles imaginam sobre sua relação com a monarquia inglesa.
Leitura e explicação do texto:
Distribuir o texto “Revoluções Inglesas II”.
Realizar a leitura em conjunto, explicando os eventos principais, como:
A restauração da monarquia Stuart.
O reinado de Carlos II e Jaime II.
A Revolução Gloriosa e o papel de Guilherme de Orange.
A assinatura da Declaração de Direitos.
Discussão guiada:
Levantar perguntas como:
Por que a restauração da monarquia Stuart não resolveu as tensões políticas na Inglaterra?
O que levou o Parlamento a organizar a Revolução Gloriosa?
Qual foi o impacto da Declaração de Direitos para o sistema político inglês?
Atividade prática:
Dividir os alunos em grupos e propor que criem um cartaz ou infográfico destacando:
Os eventos que levaram à Revolução Gloriosa.
O significado da Declaração de Direitos.
A transição para a monarquia constitucional.
Revisão rápida:
Fazer perguntas rápidas aos alunos:
Quem restaurou a monarquia Stuart?
O que foi a Revolução Gloriosa?
Qual documento foi assinado para limitar os poderes do rei?
Pedir aos grupos que apresentem seus cartazes ou infográficos.
MATERIAL:
Material Seduc Aula 02/2023
 
5. Cromwell morreu em 1658, tendo seu filho como sucessor, mas que não obteve o mesmo prestígio que seu pai no poder. Foi então que o Parlamento e a sociedade civil tomaram uma decisão arriscada, restaurar a monarquia Stuart.
6. Surgiu então o retorno da dinastia Stuart, período que foi governado por Carlos II e em seguida por Jaime II, entre os anos de 1658 e 1688. Porém, as divergências do Parlamento permaneciam. O reinado de Carlos II durou até o ano de 1665, sendo sucedido pelo irmão Jaime II, que tinha como um dos principais objetivos reinstituir o catolicismo e o Absolutismo na Inglaterra. Diante das ameaças de retorno ao velho modelo de governo, os parlamentares organizaram um poderoso exército para combater Jaime II. Este, temendo ser decapitado, refugou-se na França. Para substituí-lo, os parlamentares escolheram o genro de Jaime II, um nobre holandês protestante, Guilherme de Orange, que assumiu o trono com o título de Guilherme II (1668). Esse episódio ficou conhecido como Revolução Gloriosa porque ocorreu sem derramamento de sangue.
7. O novo monarca assinou a Declaração de Direitos (Bill of. Rights), documento que pôs fim ao Absolutismo e instaurou na Inglaterra a monarquia constitucional, sistema que limitava definitivamente os poderes do rei e ampliava os do Parlamento. Foi uma vitória do regime parlamentar sobre o Absolutismo real e o início de um período de moderação entre burguesia e nobreza na política na Inglaterra, sistema de governo que recebeu o nome de monarquia parlamentar.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Atividade escrita:
Os alunos responderão às seguintes perguntas:
Por que o Parlamento decidiu restaurar a monarquia Stuart após a morte de Cromwell?
Explique as razões que levaram à Revolução Gloriosa.
O que é a Declaração de Direitos (Bill of Rights) e qual foi sua importância?
Qual sistema de governo foi estabelecido após a Revolução Gloriosa?
Avaliar a interpretação do texto e a compreensão dos conceitos trabalhados.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Questões simplificadas:
Quem foi o rei que fugiu para a França?
Quem foi Guilherme de Orange?
O que foi a Declaração de Direitos?
O que mudou no governo depois da Revolução Gloriosa?
Permitir respostas curtas ou o uso de desenhos e palavras-chave para expressar as ideias.

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