Aula 125 Cultura brasileira

TEMA: Cultura brasileira
Nossa aula foi:
8ºA e B, quarta-feira, 22 de outubro de 2025.EIXO TEMÁTICO
O Brasil no século XIX.
 
HABILIDADES
(EF08HI21) Identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Políticas de extermínio do indígena durante o Império:
 
CONTEÚDO
Fontes material e imaterial
 
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender a formação plural da cultura brasileira a partir de matrizes indígenas, africanas, europeias e asiáticas.
Identificar ideias centrais e secundárias em trechos do texto e reconhecer elementos narrativos e conflitos socioculturais.
Distinguir fatos e opiniões no texto e inferir informações não explícitas.
Reconhecer vocabulário histórico e termos socioculturais recorrentes no texto.
Organizar informações do texto em tabelas e gráficos simples para analisar padrões culturais regionais.
 
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Ativar conhecimentos prévios ao perguntar sobre manifestações culturais vivenciadas na comunidade e registrar no quadro exemplos de música, culinária e festas.
 
Música
Sertanejo de raiz (associar à vida no campo; tematizar instrumentos e letras sobre o rural).
 
Funk carioca (associar à vida nas favelas; discutir origem urbana e batidas).
 
Ritmos de matrizes africanas presentes em batuques, atabaques e samba local; relacionar com a contribuição africana histórica.
 
Cantorias, repentistas ou leitura de cordel musicada, conectando à literatura de cordel do Nordeste.
 
Culinária
Pratos com influência indígena (mandioca, beiju, peixe assado/defumado), destacando técnicas tradicionais.
 
Pratos de matriz africana (acarajé, vatapá, uso de dendê), conectando à diáspora e aos hábitos trazidos pelos escravizados.
 
Itens de herança portuguesa/europeia (bolos, pães, doces conventuais) e influências italiana/espanhola (massas, empanadas), quando presentes na comunidade.
 
Preparos regionais que dialogam com identidades locais (churrasco/culinária gaúcha, quando pertinentes ao grupo), evidenciando pluralidade.
 
Festas e manifestações
Carnaval local (desfile, blocos, marchinhas/samba-enredo), articulando com o Carnaval como manifestação nacional.
 
Festas tradicionais locais (Cavalhadas de Pirenópolis em Goiás, se houver referência/visita/comentário dos alunos).
 
Festivais culturais regionais (ex.: apresentações de bumba meu boi, quadrilhas juninas), conectando a matrizes e regionalidades.
 
Literatura de cordel em feiras escolares ou saraus, marcando o cordel como elemento cultural brasileiro.
 
Como registrar no quadro
Colunas: “Exemplo da comunidade” | “Categoria (música/culinária/festa)” | “Matriz cultural (indígena/africana/europeia/asiática)” | “Evidência do texto” | “Observação do aluno (onde/quando viu)” .
 
Regras de participação: cada aluno contribuir com ao menos um exemplo vivido, justificando a matriz com uma frase do texto (ex.: sincretismo, imigração, vida no campo/favelas, cordel, Carnaval).
 
Perguntas-guia rápidas
Que exemplo local lembra as influências indígenas descritas no texto? (técnicas, ingredientes, contato com a natureza).
 
Que práticas culturais da comunidade indicam presença africana? (ritmos, culinária, religiosidade).
 
Quais eventos da comunidade dialogam com tradições europeias/asiáticas mencionadas? (festas, pratos, músicas).
 
Apresentar o texto “Cultura Brasileira” e dividir a turma em grupos, distribuindo trechos numerados para leitura colaborativa e marcação de palavras-chave.
 
Aplicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida Parcial, solicitando que cada grupo sintetizar o trecho em uma frase-tópico e listar duas ideias secundárias, justificando com evidências textuais.
 
Parágrafo 1
Frase-tópico (ideia central): Explicar que a cultura brasileira se formar a partir da diversidade histórica e geográfica com contribuição de indígenas, africanos e portugueses.
 
Ideias secundárias (2):
 
Destacar que a diversidade cultural resultar da combinação de povos formadores.
 
Indicar que a formação histórica e geográfica influenciar hábitos e manifestações.
 
Evidências (citações curtas): “A cultura brasileira é rica e diversa”; “Indígenas, africanos e portugueses contribuíram muito para essa construção”.
 
Parágrafo 2
Frase-tópico: Relacionar matrizes culturais diversas (indígena, africana, europeias e asiáticas) às manifestações brasileiras em música, literatura, culinária e festas nacionais e locais.
 
Ideias secundárias:
 
Exemplificar manifestações: Carnaval, Cavalhadas de Pirenópolis, Festival de Parintins.
 
Justificar a diversidade por colonização, imigração e povos originários.
 
Evidências: “devido à colonização, à imigração e aos povos que já habitavam aqui”; “São elementos característicos… Carnaval… Cavalhadas… Festival de Parintins”.
 
Parágrafo 3
Frase-tópico: Apresentar o sincretismo e a literatura de cordel como expressões culturais brasileiras resultantes da mistura de matrizes religiosas e regionais.
 
Ideias secundárias:
 
Explicar sincretismo como reunião de elementos do candomblé, cristianismo e religiões indígenas.
 
Indicar o Carnaval como principal manifestação cultural nacional.
 
Evidências: “O sincretismo religioso brasileiro reúne elementos do candomblé, do cristianismo e das religiões indígenas”; “A literatura de cordel é um exemplo… O carnaval é uma das principais manifestações culturais brasileiras”.
 
Parágrafo 4 (Como a cultura brasileira nasceu?)
Frase-tópico: Reconhecer que as raízes mais antigas da cultura brasileira remontar aos povos indígenas anteriores a 1500.
 
Ideias secundárias:
 
Ressaltar crenças e práticas culturais dos povos nativos.
 
Associar modo de vida simples e contato com a natureza às práticas culturais.
 
Evidências: “os elementos mais antigos… remontam aos povos indígenas”; “modo de vida simples e em contato com a natureza”.
 
Parágrafo 5
Frase-tópico: Indicar que a colonização portuguesa impor cultura europeia e promover catequese por missões jesuíticas.
 
Ideias secundárias:
 
Enfatizar a imposição cultural “à força”.
 
Descrever a catequização como objetivo central das missões.
 
Evidências: “a cultura europeia foi introduzida, à força”; “com o intuito de catequizar os índios”.
 
Parágrafo 6
Frase-tópico: Explicar que o tráfico e a escravidão de africanos no século XVII introduzir diversos elementos culturais de matriz africana.
 
Ideias secundárias:
 
Citar exemplos trazidos: religiões de matriz africana, culinária, instrumentos musicais.
 
Ressaltar o caráter coercitivo (“tiranicamente escravizados”).
 
Evidências: “começaram a capturar e trazer os negros africanos, à força”; “trouxeram consigo… religiões… culinária… instrumentos musicais”.
 
Parágrafo 7
Frase-tópico: Concluir que a pluralidade cultural brasileira resultar da interação entre múltiplas matrizes e das diferenças geográficas e regionais.
 
Ideias secundárias:
 
Relacionar manifestações à realidade social/espacial: sertanejo raiz–campo; funk–favelas.
 
Associar expressões regionais: cordel–Nordeste; vida gaúcha–Sul (influências alemãs e argentinas).
 
Evidências: “As diferenças geográficas também contribuíram… plural e diversificado”; “música sertaneja de raiz… vida no campo… funk carioca… favelas… cordel… vida gaúcha… influência de alemães e argentinos”.
 
Orientar os grupos a identificar elementos narrativos: tempo histórico (antes/depois de 1500), personagens coletivos (indígenas, africanos, portugueses, imigrantes), espaços (Nordeste, Sul, favelas, campo) e conflito sociocultural (imposição/assimilação vs preservação cultural).
 
Passo a passo para identificar elementos narrativos
Tempo histórico: Pedir que marcar referências “antes de 1500” (povos indígenas pré-coloniais) e “depois de 1500” (colonização portuguesa, escravização de africanos no século XVII, imigrações europeias e asiáticas), anotando séculos quando aparecerem (ex.: “século XVII”).
 
Personagens coletivos: Solicitar que listar os grupos sociais citados como protagonistas do processo cultural: indígenas, africanos (escravizados e seus descendentes), portugueses (colonizadores), e demais imigrantes europeus/asiáticos (italianos, espanhóis, alemães) e japoneses.
 
Espaços: Pedir que associar manifestações aos lugares mencionados: Nordeste (literatura de cordel), Sul (vida gaúcha com influências alemãs e argentinas), favelas (funk carioca), campo (sertanejo de raiz), e citar festas locais/nacionais como Cavalhadas de Pirenópolis e Festival de Parintins quando aparecerem.
 
Conflito sociocultural: Orientar a explicitar a tensão central entre imposição/assimilação cultural (introdução “à força”, catequização jesuítica, escravização) e preservação/pluralidade cultural (miscigenação, sincretismo religioso, permanências indígenas e africanas nas práticas culturais).
 
Modelo de registro por grupo (preencher no caderno/cartaz)
Tempo (antes/depois de 1500; século): Ex.: “Antes de 1500: práticas e crenças indígenas; Século XVII: escravização de africanos; Após 1500: colonização portuguesa e catequese”.
 
Personagens coletivos (quem age no processo histórico): Ex.: “Indígenas; Africanos escravizados; Portugueses; Imigrantes italianos, espanhóis, alemães; Japoneses”.
 
Espaços (onde se manifesta): Ex.: “Nordeste: cordel; Sul: vida gaúcha (influências alemãs/argentinas); Favelas: funk carioca; Campo: sertanejo de raiz; Goiás: Cavalhadas; Amazonas: Parintins”.
 
Conflito sociocultural (qual é a tensão principal): Ex.: “Imposição/assimilação cultural (à força, catequizar) versus preservação/pluralidade (sincretismo, miscigenação, permanência de hábitos indígenas e africanos)”.
 
Guiar a análise linguística para reconhecer marcas linguísticas: termos como “miscigenação”, “sincretismo religioso”, “catequizar”, “imigração”, “engenhos”, “escravizados”, “manifestações culturais”, classificando como vocabulário histórico ou sociocultural.
 
Tempo histórico (antes/depois de 1500)
 
Registrar: “Antes de 1500: práticas, crenças e modo de vida dos povos indígenas.” Evidência: “povos indígenas que já habitavam o território… antes da chegada dos portugueses em 1500.”
 
Registrar: “Depois de 1500: colonização portuguesa e catequese; século XVII: escravização de africanos; séculos XIX–XX: imigrações europeias e asiáticas.” Evidências: “a cultura europeia foi introduzida, à força”; “começaram a capturar e trazer os negros africanos, à força”.
 
Personagens coletivos (protagonistas históricos)
 
Registrar: “Indígenas, africanos (escravizados e descendentes), portugueses (colonizadores), imigrantes europeus (italianos, espanhóis, alemães) e japoneses.” Evidências: “Indígenas, africanos e portugueses contribuíram…”; “italianos… espanhóis… japoneses…”.
 
Espaços (onde as manifestações se expressam)
 
Registrar associações texto–espaço: “Nordeste → literatura de cordel”; “Sul → vida gaúcha (influências alemãs e argentinas)”; “Favelas → funk carioca”; “Campo → sertanejo de raiz”; “Goiás → Cavalhadas de Pirenópolis”; “Amazonas → Festival de Parintins”. Evidências: “literatura de cordel… sertanejo… funk carioca… vida gaúcha… Cavalhadas… Parintins”.
 
Conflito sociocultural (tensão central)
 
Registrar formulação: “Imposição/assimilação (introdução ‘à força’, catequese, escravização) versus preservação/pluralidade (miscigenação, sincretismo, permanências indígenas e africanas).” Evidências: “introduzida, à força… catequizar os índios”; “sincretismo religioso… reúne elementos do candomblé, do cristianismo e das religiões indígenas”.
 
Material didático: Seduc GO, Goiás TEC 8º ano, Terceiro Bimestre.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Instrumento 1: Ficha com três itens objetivos de fato/opinião e duas inferências justificadas.
 
Instrumento 2: Quadro “ideia central vs ideias secundárias” para dois parágrafos do texto.
 
Instrumento 3: Tabela e gráfico de barras com interpretação de duas questões (qual categoria mais citada? que regiões aparecem associadas a quais manifestações?).
 
Instrumento 4: Pergunta discursiva curta sobre sincretismo religioso e pluralidade regional com citação do texto.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Reduzir a quantidade de parágrafos analisados para dois, com frases curtas e fonte ampliada.
 
Oferecer cartões com termos-chave e imagens de apoio para classificar como “histórico” ou “cultural”.
 
Fornecer quadro com alternativas de ideia central para assinalar e duas ideias secundárias para completar lacunas com palavras do texto.
 
Usar tabela pré-formatada com três categorias e inserir apenas marcas de contagem (traços) para depois o professor converter em barras.
 
Permitir respostas orais registradas pelo professor e uso de pictogramas para fato/opinião (carimbo “F”/“O”).
 
MATERIAL:
Cultura Brasileira
1. A cultura brasileira é rica e diversa, o que se explica pela formação geográfica e histórica do país. Indígenas, africanos e portugueses contribuíram muito para essa construção.
2. Nossos hábitos culturais receberam elementos de influencias de povos indígenas, africanos, africanos, portugueses, espanhóis, italianos e japoneses, entre outros, devido à colonização, à imigração e aos povos que já habitavam aqui. São elementos característicos da cultura brasileira a música popular, a literatura, a culinária, as festas tradicionais nacionais, como o Carnaval, e as festas tradicionais locais, como as Cavalhadas de Pirenópolis, em Goiás, e o Festival de Parintins, no Amazonas.
3. A literatura de cordel é um exemplo de elemento cultural genuinamente brasileiro. A religião, como elemento cultural, também sofreu miscigenação, formando o que chamamos de sincretismo religioso. O sincretismo religioso brasileiro reúne elementos do candomblé, do cristianismo e das religiões indígenas, formando uma concepção religiosa plural. O carnaval é uma das principais manifestações culturais brasileiras.
Como a cultura brasileira nasceu?
4. Podemos dizer que os elementos mais antigos da cultura genuinamente brasileira remontam aos povos indígenas que já habitavam o território de nosso país antes da chegada dos portugueses em 1500. Donos de uma cultura extensa, os povos nativos mantinham as suas crenças e praticavam seus elementos culturais aliados a um modo de vida simples e em contato com a natureza.
5. Com a chegada dos portugueses e o início da colonização, a cultura europeia foi introduzida, à força, nos povos indígenas, e as missões da Companhia de Jesus (formadas por padres jesuítas) vieram para o Brasil com o intuito de catequizar os índios.
6. No século XVII, devido ao grande número de engenhos de cana-de-açúcar, os europeus começaram a capturar e trazer os negros africanos, à força, para o Brasil, como escravos. Esses, tiranicamente escravizados, trouxeram consigo elementos da sua cultura e de seus hábitos, como as religiões de matriz africana, a sua culinária e seus instrumentos musicais.
7. Toda essa vastidão de povos provocou a formação de uma cultura plural e de culturas diferentes. As diferenças geográficas também contribuíram para que o processo cultural brasileiro se tornasse plural e diversificado. Se considerarmos como exemplo a música sertaneja de raiz, encontramos nela elementos que remetem à vida no campo. Já o funk carioca fala da vida nas favelas, de onde ele surgiu. A literatura de cordel, por sua vez, trata de temas recorrentes ao sertanejo nordestino, enquanto os elementos da vida gaúcha tratam da vida dos povos que se estabeleceram no Sul do país, sob influência de alemães e argentinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário