TEMA: Mercantilismo e Capitalismo
8ºB,
8ºC,
EIXO TEMÁTICO
O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise
HABILIDADES
(EF07HI17) Discutir as razões da passagem do mercantilismo para o
capitalismo
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
A questão do iluminismo e da ilustração
CONTEÚDO
Liberalismo, democracia e
neoliberalismo
METODOLOGIA:
O objetivo dessa aula é introduzir a disciplina
História para o oitavo ano do Ensino Fundamental.
Para tanto, nos serviremos de aula expositiva
baseada em leitura de texto para discussão da transição entre mercantilismo e
capitalismo.
Inicialmente trabalharemos uma paródia que trata da
questão absolutista em sua fase de abertura para os negócios burgueses.
Na primeira retomada da aula abordaremos a questão
da identificação do capitalismo.
Na segunda retomada da aula destacaremos o conceito
de metalismo.
Na terceira retomada da aula realizaremos atividades discursivas e objetivas de leitura e interpretação de texto.
MATERIAL:
Inspiração melódica: Asa Branca - Luiz Gonzaga
Letra: Professor Chico d'Avila
"Dentro de Estado Moderno, o Poder já é do rei, por isso ele pra enriquecer adotou regras vou lhes dizer...
Metalismo ouro e prata e a colonização, a balança é favorável, protecionismo eis a lição...
Este rei absoluto, monopólios concedeu, a burguesia sua aliada, mesmo explorada enriqueceu...
Vou gravar a musiquinha e não vou me esquecer."
MERCANTILISMO
COMO TRANSIÇÃO PARA O CAPITALISMO OU CAPITALISMO COMERCIAL?
Frases como
“tempo é dinheiro” e “tudo é mercadoria” traduzem um tipo de
sociedade chamado de
capitalista. A sociedade
capitalista caracteriza-se pela
propriedade privada dos
bens e dos
meios de produção,
pela produção em
massa voltada para
o mercado, pela
existência de trabalhadores
que precisam vender sua força de trabalho em troca de um
salário para sobreviver, e pela busca do
lucro.
O
capitalismo começou a se desenvolver no interior do feudalismo, quando este
entrava em declínio. Na concepção de alguns historiadores, o mercantilismo é um
conjunto de práticas relacionadas a esse processo de transição.
Para o
historiador Francisco Falcon, o mercantilismo é uma época específica, com estruturas
políticas, econômicas e
sociais que não
são mais feudais
nem propriamente capitalistas.
A acumulação de
capital pelos Estados
modernos europeus nesse período
teria possibilitado a posterior consolidação das relações capitalistas. Para
aprofundar esse tema, leia o texto a seguir e realize as atividades propostas.
Vivemos
hoje, mais do que nunca, mergulhados num mundo de “ismos”, tanto políticos
quanto econômicos, a tal ponto que eles se tornaram elementos necessários a
nossa própria maneira
de pensar e
sentir a realidade
que nos cerca.
É com eles que classificamos,
rotulamos e, acima de tudo, aceitamos ou criticamos a realidade
contemporânea. O mercantilismo
é, num certo
sentido, um desses
ismos [...].
Do nosso
próprio ponto de
vista acreditamos que
o mercantilismo deve
ser entendido como
o conjunto de
ideias e práticas
econômicas que caracterizam
a história econômica europeia e,
principalmente, a política econômica dos Estados modernos europeus durante o
período situado entre os séculos XV/XVI e XVIII.
Nesse sentido,
entendemos que a
definição de Mauricio
Dobb “o mercantilismo
foi essencialmente a
política econômica de
uma era de
acumulação primitiva” é,
ainda, bastante esclarecedora, se
entendermos essa acumulação primitiva como a acumulação
prévia [...], ou
seja, um período
anterior à existência
da produção capitalista
propriamente dita enquanto
forma ou modo
de produção dominante, [...]
durante o qual diversas formas de acumulação de capital, não capitalistas por
definição, tiveram lugar.
Acumulação
primitiva: Fase preparatória de acumulação de riquezas que antecedeu a
constituição do modo de produção capitalista.
Modo de
produção: Reúne as forças produtivas (meios de produção e força de trabalho) e
as relações sociais e técnicas de produção.
ATIVIDADE AVALIATIVA 1 DISCURSIVA:
Resolução das seguintes questões:
De acordo com o texto, o que é o mercantilismo?
Segundo o historiador, por que a época mercantilista é um período de transição?
Para verificar as respostas apresentadas pelos alunos nessa atividade CLIQUE AQUI!
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ATIVIDADE AVALIATIVA 2 OBJETIVA:
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