Aula 21 Revolução Industrial

TEMA: Revolução Industrial
Nossa aula foi:
8ºA, terça-feira, 25 de fevereiro de 2025.
8ºB, terça-feira, 25 de fevereiro de 2025. 
EIXO TEMÁTICO
O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise.
 
HABILIDADES
(EF08HI03) Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.
 
OBJETIVOS DE CONHECIMENTOS
Revolução Industrial e seus impactos na produção e circulação de povos, produtos e culturas:
 
CONTEÚDO
Revolução Industrial: vida, trabalho e exploração
 
METODOLOGIA:
Os objetivos da aula são:
Compreender o conceito de Revolução Industrial e suas transformações na economia e na sociedade.
Identificar as causas e consequências da Revolução Industrial.
Relacionar o processo de industrialização com as mudanças no trabalho e nas condições de vida.
Analisar o impacto da Revolução Industrial na atualidade.
Para tanto, nos serviremos da seguinte estrutura de aula:
Iniciar a aula com uma problematização:
Perguntar aos alunos: Como as máquinas impactam nosso dia a dia?
Discutir brevemente sobre a presença das máquinas em objetos comuns, como livros, canetas e cadernos.
Distribuir o texto sobre a Revolução Industrial.
Ler e destacar as principais informações do texto.
Questionar os alunos sobre os principais pontos abordados.
Dividir a turma em pequenos grupos.
Cada grupo irá discutir e registrar as principais mudanças ocorridas na Revolução Industrial.
Pedir para cada grupo apresentar seus registros em cartazes ou em forma de um pequeno debate.
Perguntar: Como seria a vida hoje sem as máquinas?
Relacionar com as condições de trabalho da época e o impacto no trabalhador moderno.
Resumo coletivo das principais mudanças causadas pela Revolução Industrial.
Momento para dúvidas e esclarecimentos.
Material didático: Seduc GO, Goiás TEC 8º ano, Primeiro Bimestre, Capítulo 3
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA🎒
Atividade escrita: Responder às questões:
O que foi a Revolução Industrial?
Quais foram as principais transformações ocorridas?
Como a Revolução Industrial influenciou o surgimento do proletariado?
Qual o papel da burguesia na Revolução Industrial?
Participação nas discussões e atividades em grupo.
 
🔖ATIVIDADE AVALIATIVA FLEXIBILIZADA🎒
Atividade simplificada: Responder com desenhos ou frases curtas:
Escreva ou desenhe uma máquina que surgiu na Revolução Industrial.
Como as fábricas mudaram a vida das pessoas?
O que você mais usa no dia a dia que é produzido por uma indústria?
Participação oral: Responder de forma simples a perguntas sobre o tema.
 
MATERIAL:
Revolução Industrial
1. A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
2. Você já reparou como as máquinas estão presentes na nossa vida? O livro didático por exemplo foi produzido por máquinas gigantescas da gráfica, assim como sua caneta, seu caderno e tudo mais foram feitos em uma indústria. As máquinas são úteis porque ajudam a poupar tempo de trabalho. A humanidade inventa máquinas há muito tempo, moinhos de vento, rodas d’agua, carrinhos de mão, arados, etc. São exemplos de máquinas antigas. Porém essas máquinas ainda dependiam muito do trabalho humano. Esse problema só foi solucionado quando o homem inventou a máquina a vapor. A partir daí as máquinas puderam ser utilizadas sem o esforço de um homem ou animal. O aperfeiçoamento da máquina a vapor deu início a uma das mais espetaculares transformações da história, a Revolução Industrial.
3. O primeiro país a instalar fábricas com máquinas a vapor foi a Inglaterra no final do século XVIII. O primeiro resultado da Revolução Industrial foi a produção de mercadorias e os lucros da burguesia em ritmo acelerado, a todo o vapor. Mas não só isso, mas os países, as sociedades e a forma de viver e trabalhar das pessoas se alterou de forma vertiginosa.
4. Graças a Revolução Industrial, o Capitalismo triunfou em todo o mundo. Mas, por que a Inglaterra foi pioneira na revolução Industrial? O que ela tinha que outros países só teriam um século depois? Em primeiro lugar uma burguesia muito rica, que durante séculos ampliou seus negócios através de muita ousadia e empreendedorismo, como a agricultura, o tráfico negreiro, as guerras e até a pirataria. Essa fase de enriquecimento da burguesia é chamada a Acumulação Primitiva de Capital. Com o dinheiro acumulado a burguesia investiu em construções de fábricas, as instalações da indústria.
5. Foi a burguesia que financiou os novos inventos que possibilitaram a industrialização. Foram nas cidades que as fábricas foram instaladas, porque era ali que se encontrava um bom mercado consumidor além de mão de obra disponível. Além disso, nas cidades é que tinham transporte e comércio de matéria-prima.
6. A mão de obra para as fábricas também veio do campo. Os grandes proprietários de terras passaram a investir em uma grande produção agrária ou a alugar seus campos para empresários do ramo agrícola ou criadores de ovelhas. Isso promoveu os chamados Cercamentos (cercas em suas terras) e a expulsão dos camponeses. Expulsos das terras por causa dos cercamentos, os ex-camponeses iam tentar a sorte na cidade. Lá, aprendiam as delícias da liberdade de escolha: podiam optar entre vender sua força de trabalho (capacidade de trabalho) por um salário miserável numa fábrica fedorenta qualquer ou ficar desempregado e morrer de fome. Surgia assim uma nova classe social, a dos trabalhadores que traçavam horas de trabalho pelo salário pago pelo capitalista o dono da fábrica: o proletariado.
7. Outro fator importante para a revolução industrial na Inglaterra foi o crescimento demográfico, a melhoria nas condições de alimentação e a entrada precoce no mercado de trabalho promoveu a formação de famílias mais cedo. Além desse, as grandes jazidas de ferro e carvão do país garantiam a matéria prima necessária para as indústrias. O linho e o algodão necessários para as indústrias têxteis vinham das colônias, garantidas pela excelente marinha inglesa. As condições da política inglesa também foram favoráveis, pois não havia absolutismo, restrições aos burgueses. A vitória dos burgueses também permitiu que as ideias iluministas de valorização da ciência, das liberdades individuais e do liberalismo econômico se difundissem amplamente.

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